Sergio E. Uribe

E-Saúde e Telemedicina dentária: Uma abordagem centrada no paciente | IA - aplicações gerais na Medicina Dentária e na Imagiologia Dentária: equilíbrio entre a perícia humana e a inteligência artificial

  • Professor Associado de Medicina Dentária Conservadora na Riga Stradins University.
  • Investigador principal no Baltic Biomaterials Centre of Excellence, RTU, Riga, Latvia.
  • Professor Convidado na University of Valparaíso, Chile.
  • DDS, MSc em Radiologia Maxilofacial e PhD.
  • Investigação centrada na utilização de ciência de dados, da aprendizagem automatizada e da IA para melhorar o diagnóstico e o prognóstico das patologias orais.
  • Experiência no desenho e condução de ensaios clínicos e epidemiológicos e na exploração de novos biomateriais para a medicina dentária minimamente e não invasiva na investigação em cariologia, o que resultou em mais de 70 publicações científicas.
  • Editor das prestigiadas revistas J Dent Res e Dental Traumatology.
  • Recebeu o prémio IADR Research in Prevention em 2007 e contribui para o ITU/WHO/WIPO Global Inivitative for AI in Health.
  • X/Twitter em @sergiouribe.
  • ORCID: 0000-0003-0684-2025.

Nacionalidade: Chile

Áreas científicas: Inovações em medicina dentária

22 de novembro, de 09h00 às 13h00

Sala 1

Resumo da conferência

E-Saúde e Telemedicina dentária: Uma abordagem centrada no paciente
(09h00-10h30)

Esta apresentação abordará a e-saúde e a telemedicina dentária através de uma perspetiva centrada no doente, centrando-se nas aprendizagens baseadas na experiência da última pandemia. Serão discutidas a implementação de consultas remotas, a gestão dos dados dos pacientes e a importância crítica da privacidade e da segurança dos dados. A sessão destacará a evidência clínica disponível sobre a efetividade da e-saúde na melhoria dos resultados dos doentes e apresentará estratégias para ultrapassar os desafios comuns de implementação de modo a garantir tratamentos eficazes e seguros.

IA – aplicações gerais na Medicina Dentária e na Imagiologia Dentária: equilíbrio entre a perícia humana e a inteligência artificial
(11h00-12h30)

A palestra abordará as principais definições e classificações dos sistemas de IA, salientando a importância dos conjuntos de dados utilizados para treinar aplicações de IA em medicina dentária. Será analisado o impacto da diversidade e qualidade dos dados na precisão e fiabilidade dos algoritmos de IA, bem como as suas implicações nas aplicações no diagnóstico, planeamento do tratamento e monitorização do paciente.

A sessão abrange os avanços recentes na IA Generativa (GenAI) e o seu impacto significativo nos cuidados dentários, bem como as oportunidades e os desafios das tecnologias de IA multimodais, focando-se na melhoria dos resultados dos pacientes através de tratamentos informados e centrados no paciente.

Na segunda parte da sessão, serão abordadas as aplicações da IA na imagiologia dentária, destacando a importância das anotações e dos critérios para melhorar a precisão e a fiabilidade da tecnologia. Serão elencados os desafios decorrentes da generalização dos sistemas de IA treinados em diferentes conjuntos de dados e sua importância para a segurança do paciente, incluindo o potencial de erros médicos e sobretratamento. Serão analisadas e comparadas várias interfaces de IA, bem como a evidência do seu desempenho no diagnóstico.

Por fim, será discutido o papel do envolvimento dos pacientes nas suas decisões médicas para melhorar os resultados de diagnóstico e garantir uma abordagem centrada no paciente para a imagiologia dentária.