9 de novembro, de 11h30 às 13h00

Sala 2

A saúde oral, nos serviços públicos, não se restringe aos Cuidados de Saúde Primários nem aos gabinetes de consulta dos centros de saúde. Um aspeto crítico e muitas vezes subestimado dos cuidados de saúde – a medicina dentária hospitalar – é ainda embrionária no nosso país.

No entanto, explorar a interseção da saúde bucal e o campo médico mais amplo, lançando luz sobre uma área especializada como a medicina dentária que desempenha um papel crucial no cuidado integral ao paciente, é uma reflexão que se deseja.

As necessidades médico-dentárias de pacientes que apresentam outras condições médicas complexas, deficiências graves, ou aqueles que necessitam de tratamentos orais especializados dentro de um ambiente hospitalar, podem não estar a ser devidamente equacionadas, num tempo em que grassa uma crise na saúde, como nunca antes assistimos.

A medicina dentária hospitalar deve ser uma disciplina que combina a arte e a ciência da medicina dentária com os meandros da organização de serviços, da gestão da saúde e do bem-estar geral dos pacientes.

É muito importante mergulhar no mundo multifacetado da medicina dentária hospitalar, examinando a sua importância e abrangência e as diversas populações de pacientes que ela atende. Poder-se-ão também explorar os vários procedimentos, desafios e inovações que tornam este campo desafiador e gratificante.

Esta sessão será gravada e disponibilizada para visualização após o congresso. Não será transmitida em direto para os inscritos no congresso online.

Acesso livre para congressistas, médicos dentistas não inscritos no congresso, desde que estejam acreditados como visitantes de Expodentária, e expositores.

Nicholas Fernandes

Liliana Vasconcelos

Nuno Oliveira de Sousa e Silva

Miguel Guimarães

Lúcio Lara Santos

Sessão moderada por Manuel Nunes.