Rui Nunes

Ética e saúde (o direito à saúde)

  • Médico e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP)
  • Diretor do Programa Doutoral em Bioética e do Programa Doutoral em Cuidados Paliativos (FMUP)
  • Académico Titular da Academia Nacional de Medicina
  • Membro do Conselho Médico-Legal (Ministério da Justiça)
  • Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida
  • Presidente da Comissão de Ética (FMUP)
  • Presidente da International Chair in Bioethics
  • Primeiro Presidente da Entidade Reguladora da Saúde

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Na Ordem do Dia (ética e saúde)

11 de novembro, de 14h30 às 19h00

Sala 2

Resumo da conferência

O direito de acesso aos cuidados de saúde é considerado um direito social positivo e pode muito bem ser uma das conquistas mais importantes das democracias modernas; isto é, é um direito inerente à própria civilização e é uma expressão da dignidade do ser humano.

Então, pode-se deduzir que o direito de acesso aos cuidados de saúde é decisivo para o exercício da efetiva igualdade de oportunidades numa sociedade livre e inclusiva.

É possível implementar o direito de acesso a cuidados de saúde de qualidade adequada à escala global, independentemente das circunstâncias económicas e sociais específicas de cada sociedade.

Para tanto, será apresentada a proposta de uma nova gestão pública em saúde como ferramenta para garantir esse direito.

Sessão do CDD

O Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD pretende promover um debate em que, partindo do conceito do direito fundamental e universal à saúde, centrar-se no direito que o utente tem ao acesso aos serviços de saúde, na defesa da sua saúde e dignidade, na humanização dos serviços, no dever do profissional de saúde em prestar os melhores serviços possíveis, de acordo com as melhores práticas clínicas, mantendo-se fiel na defesa dos superiores interesses dos doentes, mesmo em detrimento dos seus próprios interesses, e qual o papel e/ou pressão que a economia, a informação, ou falta dela, e os padrões de vida atual da população podem influenciar os superiores valores morais e éticos da profissão.

Esta sessão será gravada e disponibilizada para visualização após o congresso. Não será transmitida em direto para os inscritos no congresso online.

Consulte informação adicional e conferencistas da sessão Ética e saúde, integrada nos temas Na Ordem do Dia.

Congresso da OMD 2023
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.