Pedro Couto Viana

Publicidade em saúde: "prós e contras" no Código Deontológico

  • Médico Dentista.
  • Licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da U.P., em 1993.
  • Prática clínica privada na cidade do Porto.

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Na Ordem do Dia (publicidade em saúde)

9 de novembro, de 17h30 às 19h00

Sala 2

Resumo da conferência

A publicidade assume, nos dias de hoje, uma enorme importância, quer no domínio da atividade económica, sendo rotulada de grande dinamizadora do mercado, quer como instrumento privilegiado do fomento da concorrência, sempre benéfica para as empresas e respetivos clientes, tendo como principal papel estabelecer uma ligação entre os consumidores e os produtos ou serviços cuja aquisição o anúncio potencia.

Cada profissão regulamentada apresenta um quadro normativo próprio acerca da divulgação da sua atividade profissional, atendendo ao tipo de serviços prestados e respetivos destinatários.

Na medicina dentária todo o tipo de publicidade deve estar assente principalmente na reputação, competência, integridade e dignidade profissional. Compete ao Conselho Deontológico e de Disciplina da Ordem dos Médicos Dentistas definir essas regras relativas à divulgação profissional do médico dentista, fazer a sua interpretação e zelar pela sua aplicação.

Esta sessão será gravada e disponibilizada para visualização após o congresso. Não será transmitida em direto para os inscritos no congresso online.

Consulte informação adicional e conferencistas da sessão Publicidade em saúde: “prós e contras” no Código Deontológico, integrada nos temas Na Ordem do Dia.