Lorenzo Tavelli

Abordagem contemporânea centrada no paciente. Procedimentos de recobrimento radicular minimamente invasivos. | Enxerto de tecidos moles para a saúde peri-implantar e novas evidências na prevenção e controlo das complicações estéticas em implantologia

  • Médico Dentista, Mestre, Professor Assistente em tempo integral no Departamento de Medicina Oral, Infeção e Imunidade, disciplina de Periodontologia, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Harvard, em Boston.
  • É licenciado pela Universidade de Milão e completou a sua residência clínica e mestrado em Periodontologia na Universidade de Michigan.
  • O seu principal foco, tanto na área da investigação, como na sua prática clínica diária, centra-se na realização de procedimentos microcirúrgicos e minimamente invasivos de enxertos de tecidos moles em torno de dentes e implantes dentários, onde tem sido pioneiro no uso das novas tecnologias – tal como o Power Doppler Ultrasonography.
  • É um reconhecido orador internacional, nos tópicos referidos, nos principais simpósios científicos.
  • Publicou mais de 90 artigos científicos nos principais jornais e revistas científicas revistas por pares, e já recebeu diversos prémios de investigação, entre os quais o Nevins Clinical Research Fellowship, em 2022, pela Academia Americana de Periodontologia, e, em 2021, o Goldman Clinical Research, pela Sociedade Italiana de Periodontologia.

Nacionalidade: Itália / USA

Áreas científicas: Periodontologia

10 de novembro, de 09h00 às 13h00

Auditório A

Resumo da conferência

09:00 – 10:30

Abordagem contemporânea centrada no paciente. Procedimentos de recobrimento radicular minimamente invasivos.

A resseção gengival afeta uma larga fatia da população. Diversos procedimentos de recobrimento radicular têm demonstrado eficácia para tratar esta condição, em particular quando utilizados enxertos autólogos de tecido conjuntivo. Este procedimento tem sido o mais padronizado no tratamento de recessão gengival unitária e múltipla.

No entanto, a morbilidade pós-operatória e a perceção do doente têm sido hoje em dia, cada vez, mais tidas em conta como uma parte importante do sucesso do tratamento, tanto quanto a eficácia técnica e clínica. Avanços nos biomateriais e instrumentos cirúrgicos permitiram novos desenvolvimentos, abordagens centradas no paciente e o seu bem-estar, e técnicas minimamente invasivas para o tratamento de recessão gengival.

Com esta palestra pretende-se apresentar o estado da arte do recobrimento radicular, sublinhando a importância do desenho do retalho (prós e contras do retalho coronal, técnica de túnel, e retalho avançado coronalmente em túnel (TCAF), indicações para o uso de enxerto de tecido conjuntivo e as características e resultados a esperar nos substitutos de retalhos de tecidos moles.

 

11:00 – 12:30

Enxerto de tecidos moles para a saúde peri-implantar e novas evidências na prevenção e controlo das complicações estéticas em implantologia

Complicações estéticas e biológicas dos implantes dentários não são achados raros.

A evidência científica recente realça a importância do fenótipo dos tecidos moles peri-implantares e do seu aumento para melhoria da estética, saúde e conforto do paciente nas zonas dos implantes dentários.

Enquanto as técnicas de aumento de tecido mole com enxertos autógenos têm-se mostrado eficazes, abordagens minimamente invasivas com biomateriais não-autólogos têm sido cada vez mais defendidas por clínicos e pacientes. Simultaneamente, os avanços nas tecnologias têm providenciado uma melhor compreensão do comportamento dos tecidos moles peri-implantares na doença e na saúde, bem como na capacidade de cicatrização posterior à colocação de enxertos, com implicações clínicas interessantes para a prevenção e tratamento de complicações estéticas em implantes dentários.