Fernando Arrobas da Silva

Impacto social e económico na medicina dentária

  • Mestrado em Medicina Dentária e Doutoramento pela Universidade de Lisboa
  • Professor de Estatística
  • Consultor de Gestão

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Na Ordem do Dia (impacto social e económico)

10 de novembro, de 11h00 às 12h30

Hall dos Posters

Resumo da conferência

A estimativa de custos diretos anuais com tratamentos dentários em todo o mundo é de 298 mil milhões de dólares, correspondendo a 4,6% das despesas globais em saúde.

A este valor acrescem 144 mil milhões em custos indiretos, onde se incluem o absentismo laboral e escolar, a diminuição da concentração e produtividade e a falta de qualidade de vida.

Em Portugal, a capacidade de resposta da medicina dentária surge primordialmente através do setor privado, o que proporciona benefícios económicos substanciais como a criação de emprego e o aumento do valor acrescentado bruto e das receitas fiscais.

No entanto, é importante não transformar esta atividade apenas num “negócio”, direcionado para os socioeconomicamente mais favorecidos, e encarar também a “responsabilidade social” da profissão.

Numa sociedade tendencialmente mais envelhecida, com mais necessidades de saúde e economicamente e socialmente clivada, as clínicas dentárias e os médicos dentistas podem desempenhar um papel decisivo na construção de um mundo melhor.

Esta sessão será gravada e disponibilizada para visualização após o congresso. Não será transmitida em direto para os inscritos no congresso online.

Consulte informação adicional e conferencistas da sessão Impacto social e económico na medicina dentária, integrada nos temas Na Ordem do Dia.