Fractura radicular horizontal completa – a propósito de um caso clínico

Póster de casos clínicos em endodontia, não candidato a prémio, autoria de Luís Martins (autor apresentador), Duarte Antunes Guimarães, Tiago Reis, Marcia Cascão, Ricardo Esteves e Miguel Albuquerque Matos.

Autores
Author photo
Luís Martins Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Duarte Antunes Guimarães Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Tiago Reis Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Marcia Cascão Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Ricardo Esteves Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Miguel Albuquerque Matos Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Não candidato a prémio

Introdução: Introdução e Objetivos : Situações de emergência no âmbito de Medicina Dentaria são eventos regulares na nossa prática clinica diária. Solicitações relacionadas com episódios de traumatologia da face, são uma ocorrência comum. À semelhança de outras áreas, as Guidelines que pautam a conduta Médica correcta a estas situações, têm apresentado constante actualização e evolução.

Descrição do Caso Clínico: Paciente sexo feminino, idade 42 anos, apresenta queixas de dor aguda e constante na Mandíbula decorrente de pancada ocorrida há minutos. Sinais clínicos ausentes, não apresentando edema facial, ou hemorragia intra ou extra oral. Sintomas circunscritos a dor forte e constante no sector anterior mandibular coincidente com 5o sextante. Abordagem diagnóstica : História clínica sem patologias ou considerações relevantes. Anamnese, exame clínico e exames radiológicos, revelam diagnostico de fratura radicular horizontal de dente 3.1, incisivo central inferior esquerdo.

Conclusões: Com a descrição deste caso clínico, pretendemos alertar para as abordagens terapêuticas mais conservadoras e em concordância com as mais actuais indicações e normativas regentes de uma actualizada prática Médica, assim como enaltecer a capacidade reparadora inata do organismo humano, quando as condições para tal podem ser asseguradas.