Eficiência da expansão maxilar com o sistema Invisalign®: estudo clínico

Póster de investigação clínica em ortodontia, não candidato a prémio, autoria de Ana Sofia Rocha (autora apresentadora), Maria Gonçalves e Teresa Pinho.

Autores
Author photo
Ana Sofia Rocha Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Maria Gonçalves Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Teresa Pinho Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Não candidato a prémio

Introdução: A tecnologia Invisalign® tem como objetivo garantir a estética e ao mesmo tempo, apresentar bons resultados, embora a eficácia deste sistema seja ainda controversa. A expansão da arcada é possível com este sistema e, juntamente com a intrusão dos incisivos inferiores e a distalização dos molares superiores, é um dos movimentos mais previsíveis, podendo auxiliar a correção de apinhamentos e mordidas cruzadas posteriores dento-alveolares.

Objetivos: Analisar a eficácia do movimento de expansão dentária com alinhadores ortodônticos Invisalign® em pacientes com a primeira série de alinhadores concluídos, sem desajustes.

Materiais e Métodos: Para este estudo clínico, as tabelas de movimento dentário de 62 casos previamente selecionados foram analisadas quanto à largura da arcada dentária e eficiência da expansão, através da plataforma Invisalign®, considerando os modelos de pré-tratamento (T0), tratamento planeado (TP) e pós-tratamento (T1) pelo software Clinchek®. Todos os pacientes foram tratados por um especialista em Ortodontia e Invisalign® Diamond Provider, no seu consultório particular.

Resultados: Diferença entre T1 e T0: Para cada medida maxilar e mandibular, houve uma diferença estatisticamente significativa entre os valores de pré e pós tratamento com alinhadores. Diferença entre TP e T1: Para cada medida maxilar verificaram-se diferenças estatisticamente significativas em todas as medições, exceto para o segundo pré-molar. Ao nível mandibular apenas se verificaram diferenças estatisticamente significativas no primeiro molar.

Conclusões: Como considerações finais enfatiza-se que o sistema Invisalign® pode ser considerado eficaz no movimento de expansão, sendo mais eficaz na área dos pré-molares e menos eficaz na área de caninos e primeiros molares.