Avaliação de conhecimento internacional sobre sistemas de alinhadores nos médicos dentistas

Póster de investigação clínica em ortodontia, não candidato a prémio, autoria de Susana Silva (autor apresentador), Camilo Cruz e Carlos Ferreira de Almeida.

Autores
Author photo
Susana Silva Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa
Camilo Cruz Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa
Carlos Ferreira de Almeida Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
Não candidato a prémio

Introdução: A crescente demanda por um tratamento ortodôntico em pacientes jovens adultos e adultos levou ao desenvolvimento de soluções mais estéticas e confortáveis. Os Alinhadores dentários são uma alternativa real que vem sendo cada vez solicitada pelos pacientes, que vêm nos mesmos a solução quase que milagrosa para resolver os seus problemas ortodônticos, muito alimentada por uma publicidade intensiva destes produtos.

Existem no mercado variados Sistemas de Alinhadores que se apresentam com vantagens relativamente a outros. Porém, todos estes sistemas têm também indicações e algumas limitações, sendo deveras importante para o Médico Dentista estarem cientes das mesmas. Estes deverão avaliar bem o caso que se propõem tratar e decidir se o uso de Alinhadores representa ou não uma opção.

Para isso, terão que conhecer obrigatoriamente muito bem o Sistema que poderão propor ao seu paciente como parte integrante do seu plano de tratamento. Objetivos: O principal objetivo é a realização de uma pesquisa entre os médicos dentistas para averiguar o grau de perceção de conheci mento dos diferentes tipos de sistemas alinhadores.

Materiais e Métodos: Para a realização do presente estudo foi aplicado um questionário em formato online. Todo o projeto de investigação foi sujeito a apreciação e aprovação pela Comissão de Ética para a Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A recolha de dados foi efetuada entre março e maio de 2022. O inquérito foi realizado através da plataforma informática Qualtrics (Qualtrics, Utah, EUA). O inquérito é constituído por 40 perguntas semiabertas e de escolha múltipla. A redação das questões teve por base a revisão da literatura e evidência atual sobre a temática do mesmo.

O inquérito apresentou-se em língua portuguesa e língua castelhana. Previamente à sua aplicação o mesmo foi avaliado por uma especialista em linguística nos idiomas supracitados e revisto por dois Médicos Dentistas nativos de cada idioma. (12) Os dados recolhidos foram tratados para uma base de dados em formato Excel (Microsoft Excel, Microsoft 365, Microsoft, EUA).

Na análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva adequada a cada variável. Em todos os testes foi utilizado um nível de significância (α) de 5%, isto é, α=0,05. Para a análise da associação entre variáveis qualitativas recorreu-se ao Teste do Qui-Quadrado (χ2).

Resultados: A presente investigação teve uma amostra composta por 254 indivíduos dos quais 168 de nacionalidade espanhola e 86 portuguesas.A grande maioria dos participantes realizam menos de 25% dos tratamentos ortodônticos com recurso a alinhadores invisíveis (69.1% – n=76).

Conclusões: O estudo com as limitações inerentes ao protocolo e resultados do mesmo leva a que seja importante ponderar realização de estudo mais abrangente. Verifica-se uma elevada adoção da técnica de alinhadores pelos profissionais, que revelam considerar um tratamento previsível, com resultados semelhantes às técnicas convencionais.