Inquérito online sobre o conhecimento e utilização de diamino fluoreto de prata em França/Portugal

Póster de investigação clínica em odontopediatria, não candidato a prémio, autoria de Léa Daragon (autor apresentador), Teresa Pinho e Maria João Calheiros-Lobo.

Autores
Author photo
Léa Daragon Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Teresa Pinho Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Maria João Calheiros-Lobo Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Não candidato a prémio

Introdução: O Fluoreto de Diamina de Prata (SDF) é uma solução tópica alcalina incolor e inodora com prata e flúor como ingredientes ativos, e que pode ser aplicada diretamente no tecido dentário patológico sem o uso de anestésico local, inativando a cárie dentária de uma forma não cirúrgica e não invasiva.

Objetivos: Questionar os dentistas franceses e portugueses sobre os seus conhecimentos e utilização do SDF através de um inquérito online, e analisar os dados a fim de realçar as diferenças e semelhanças entre os médicos dentistas franceses e portugueses sobre o SDF.

Materiais e Métodos: Um questionário em português e traduzido para francês foi colocado online durante 14 dias através da plataforma Google Forms. Este inquérito foi aprovado pela Comissão de Ética e foi desenvolvido como parte de uma revisão sistemática e meta-análise. Várias questões caracterizaram os dentistas, quanto ao género, nacionalidade, país de formação, tempo desde a graduação, e o perfil profissional.

Para conhecer os hábitos relativamente ao SDF, foram acrescentadas perguntas para determinar se estavam familiarizados com o produto, quando o utilizavam, com que frequência, porque o utilizavam, e se alguma vez tiveram más experiências. A adesão dos dentistas foi voluntária, e após concordância em responder, deram o seu consentimento informado para a recolha anónima das informações apenas para fins de investigação científica.

Resultados: 38 dentistas portugueses e 31 franceses responderam ao questionário, e apenas uma minoria conhece e utiliza a SDF. Os dentistas com especialização em odontopediatria estão todos familiarizados com o SDF, mostrando que este é atualmente utilizado neste sector na sua maioria. As razões para a sua utilização são variadas, mas todos respondem como razões a necessidade de rapidez e eficiência no tratamento de pacientes complicados. A falta de conhecimento sobre este produto é relevante, motivando falsas perceções pelos dentistas, pensando que pode ser tóxico ou causar discromia nos dentes adjacentes.

Conclusões: O SDF é um tratamento não-restaurador eficaz para a gestão de cáries. As principais vantagens do SDF são a dispensa de anestesia local, a rapidez de tratamento e a sua eficácia. A sua principal desvantagem é a descoloração negra das lesões tratadas. É principalmente utilizada em odontopediatria, e podendo também ser utilizado em geriatria, e em pacientes com ansiedade dentária ou distúrbios psicomotores.

O SDF não é bem conhecido, uma vez que os dentistas adquirem poucos conhecimentos durante os estudos pré-graduados, relatando falta de formação, conhecimento e consenso sobre este produto. A terapia com flúor referida neste inquérito como a mais utilizada foi o verniz de flúor.