Torque planeado nos incisivos centrais superiores na primeira série do tratamento com alinhadores: ensaio clínico

Póster de investigação clínica em ortodontia, não candidato a prémio, autoria de Ana Catarina Oliveira (autora apresentadora), Manuela Maia, Duarte Rocha, Maria Luís Martins, Aline Gonçalves e Teresa Pinho.

Autores
Author photo
Ana Catarina Oliveira Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Manuela Maia Doutoramento em Métodos Quantitativos, ISCTEC-IUL, Lisboa Portugal
Duarte Rocha Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Maria Luís Martins Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Aline Gonçalves Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Teresa Pinho Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Não candidato a prémio

Introdução: A tecnologia Invisalign constitui um sistema elaborado através de um conjunto de alinhadores removíveis de poliuretano, realizados através de tecnologia CAD/CAM. As vantagens estéticas, de conforto e a facilidade de higienização levaram a uma exponencial procura deste sistema. Objetivos: Analisar o torque do incisivo central superior (ICS) planeado durante a primeira série de alinhadores estéticos (T0), comparando-o com o valor ainda necessário na segunda série (T1).

Materiais e Métodos: Neste estudo piloto foram incluídos 59 dentes. Todos respeitaram critérios de inclusão- Incisivos centrais superiores com torque positivo ou negativo planeado no Clincheck para tratamento ortodôntico com alinhadores Invisalign®; utilização de todos os alinhadores de T0 e movimentos de torque planeado nos ICS acima de 5° – e exclusão: pacientes com distúrbios cognitivos/ neurológicos, síndromes identificadas, história de trauma/tumores na cabeça e pescoço, doenças metabólicas e em tratamento com anti-inflamatórios/analgésicos/medicamentos psiquiátricos.

Todos os pacientes foram tratados por um especialista em Ortodontia e Invisalign® Diamond Provider no seu consultório particular. Para a recolha de dados, foram utilizadas a ficha clínica e a plataforma Invisalign Doctor Site. Para interpretação dos dados recolhidos foi utilizado o software IBM SPSS versão 28, através de tabelas de frequência e testes de Wilcoxon (p<0,05).

Resultados: Na amostra de 40 pacientes utilizada, 30% representam o género masculino e 70% o género feminino, com idades entre 11 e 44 anos (média= 22,9 anos). Em T0, no grupo de dentes com necessidade terapêutica de retroinclinação (n= 15) o valor médio observado no movimento de torque negativo (corono-lingual) foi de 6,95º (mínimo= 5º e máximo= 8,5º), enquanto em T1 foi de 5,11º (mínimo= 1,7º e máximo= 7,7º). No grupo de dentes com necessidade de proinclinação (n= 44), em T0, o valor médio observado no movimento de torque positivo (corono-bucal) foi de 8,92º (mínimo= 5º e máximo= 17,2º), enquanto em T1 foi de 5,03º (mínimo= -3,5º e máximo= 15,2º).

Conclusões: Verificamos uma diminuição do valor médio de movimento de torque planeado do ICS entre T0 e T1, em ambos os grupos; – Verificamos diferença estatisticamente significativa no valor de torque do ICS entre os valores planeados programados em T0 e T1, tanto em situações de proinclinação como retroinclinação; – Verificamos uma maior diferença no grupo correspondente ao torque planeado positivo, o que significa que o grau de dificuldade aumenta para o torque positivo planeado.