Conhecimentos dos profissionais de educação sobre traumatismos dentários em dois colégios em Braga - estudo transversal

Póster de investigação clínica em odontopediatria, não candidato a prémio, autoria de Cláudia Capitão Gonçalves (autora apresentadora), Joana Pedrosa Resende, Joana Ferreira Azevedo, Sandra Gavinha, Maria Conceição Manso e Cátia Carvalho Silva.

Autores
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Cláudia Capitão Gonçalves Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Joana Pedrosa Resende Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Joana Ferreira Azevedo Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Sandra Gavinha Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Maria Conceição Manso Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Cátia Carvalho Silva Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Não candidato a prémio

Introdução: Os traumatismos dentários na infância são considerados um importante problema de saúde pública. As crianças passam parte do seu dia nas escolas e, por esse motivo, é muito importante que os professores e educadores de infância saibam agir no caso da ocorrência de um traumatismo dentário neste contexto.

Objetivos: O objetivo desta investigação consistiu em caracterizar os conhecimentos e as capacidades dos professores e educadores, na gestão de situações de traumatismos dentários e avaliar a importância da realização de ações de sensibilização para um aumento da formação destes profissionais relativamente à temática abordada.

Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal com uma amostra de conveniência. O estudo foi previamente autorizado pela Comissão de Ética da Universidade. Foram incluídos os professores e educadores de infância que lecionavam a crianças dos 3-10 anos, no ano letivo 2021-22, sendo excluídos os professores que exerciam a sua atividade com crianças com mais de 10 anos. Numa primeira fase, um questionário, previamente validado foi aplicado. Adicionalmente, nesta sessão foi realizada uma ação de sensibilização sobre o tema.

Numa segunda fase, cerca de um mês depois, foi aplicado novamente o mesmo questionário de modo a ser possível aferir sobre a importância das ações de sensibilização para os ganhos em conhecimentos sobre o tema. Os dados recolhidos foram analisados através do software estatístico IBM SPSS Statisticsvs.28.0, utilizando-se maioritariamente análise bivariada (teste de Qui-quadrado ou teste Exato de Fisher), considerando um nível de significância de 0,05.

Resultados: Pela linha metodológica seguida observou-se que na baseline os 53 participantes já apresentavam um nível satisfatório de conhecimentos sobre esta temática. Todavia, a realização da ação de sensibilização nesta primeira sessão demonstrou resultados muito favoráveis na obtenção de conhecimentos por parte destes profissionais, tendo sido verificadas diferenças significativas nas respostas entre sessões.

Destacou-se uma aquisição muito satisfatória (significativa) de conhecimentos, nomeadamente, nas seguintes variáveis: conhecimento sobre a necessidade de procurar o fragmento dentário após uma fratura coronária (baseline vs. fim: 75,5% vs. 100%, p<0,001), sobre a utilização do leite como meio de transporte no caso de avulsão de um dente permanente (baseline vs. fim: 17,3% vs. 69,2%, p<0,001), assim como, a importância, de neste mesmo tipo de traumatismo, a criança receber cuidados médico-dentários na primeira hora, após a sua ocorrência (baseline vs. fim: 45,3% vs. 83%, p<0,001).

Conclusões: Neste conspecto, torna-se pertinente que os profissionais de educação e de saúde, embora em diferentes contextos de atuação, possam contribuir sinergicamente para um prognóstico mais favorável de um traumatismo dentário ocorrido no espaço escolar.