Conhecimentos dos profissionais de educação sobre traumatismos dentários em dois colégios em Braga - estudo transversal
Póster de investigação clínica em odontopediatria, não candidato a prémio, autoria de Cláudia Capitão Gonçalves (autora apresentadora), Joana Pedrosa Resende, Joana Ferreira Azevedo, Sandra Gavinha, Maria Conceição Manso e Cátia Carvalho Silva.
Introdução: Os traumatismos dentários na infância são considerados um importante problema de saúde pública. As crianças passam parte do seu dia nas escolas e, por esse motivo, é muito importante que os professores e educadores de infância saibam agir no caso da ocorrência de um traumatismo dentário neste contexto.
Objetivos: O objetivo desta investigação consistiu em caracterizar os conhecimentos e as capacidades dos professores e educadores, na gestão de situações de traumatismos dentários e avaliar a importância da realização de ações de sensibilização para um aumento da formação destes profissionais relativamente à temática abordada.
Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal com uma amostra de conveniência. O estudo foi previamente autorizado pela Comissão de Ética da Universidade. Foram incluídos os professores e educadores de infância que lecionavam a crianças dos 3-10 anos, no ano letivo 2021-22, sendo excluídos os professores que exerciam a sua atividade com crianças com mais de 10 anos. Numa primeira fase, um questionário, previamente validado foi aplicado. Adicionalmente, nesta sessão foi realizada uma ação de sensibilização sobre o tema.
Numa segunda fase, cerca de um mês depois, foi aplicado novamente o mesmo questionário de modo a ser possível aferir sobre a importância das ações de sensibilização para os ganhos em conhecimentos sobre o tema. Os dados recolhidos foram analisados através do software estatístico IBM SPSS Statisticsvs.28.0, utilizando-se maioritariamente análise bivariada (teste de Qui-quadrado ou teste Exato de Fisher), considerando um nível de significância de 0,05.
Resultados: Pela linha metodológica seguida observou-se que na baseline os 53 participantes já apresentavam um nível satisfatório de conhecimentos sobre esta temática. Todavia, a realização da ação de sensibilização nesta primeira sessão demonstrou resultados muito favoráveis na obtenção de conhecimentos por parte destes profissionais, tendo sido verificadas diferenças significativas nas respostas entre sessões.
Destacou-se uma aquisição muito satisfatória (significativa) de conhecimentos, nomeadamente, nas seguintes variáveis: conhecimento sobre a necessidade de procurar o fragmento dentário após uma fratura coronária (baseline vs. fim: 75,5% vs. 100%, p<0,001), sobre a utilização do leite como meio de transporte no caso de avulsão de um dente permanente (baseline vs. fim: 17,3% vs. 69,2%, p<0,001), assim como, a importância, de neste mesmo tipo de traumatismo, a criança receber cuidados médico-dentários na primeira hora, após a sua ocorrência (baseline vs. fim: 45,3% vs. 83%, p<0,001).
Conclusões: Neste conspecto, torna-se pertinente que os profissionais de educação e de saúde, embora em diferentes contextos de atuação, possam contribuir sinergicamente para um prognóstico mais favorável de um traumatismo dentário ocorrido no espaço escolar.