Saúde oral em pediatria: estudo transversal

Póster de investigação clínica em odontopediatria, não candidato a prémio, autoria de Ana Mimoso (autora apresentadora), Inês Cardoso Martins, Sara Magalhães, Ana Coelho e Paula Faria Marques.

Autores
Author photo
Ana Mimoso Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Inês Cardoso Martins Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Sara Magalhães Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Ana Coelho Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Paula Faria Marques Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Não candidato a prémio

Introdução: A saúde oral é parte integrante da saúde geral das crianças. Médicos Pediatras acompanham o desenvolvimento infantil de forma rotineira e precoce, por isso devem orientar os pais sobre a prevenção das doenças orais. Muitos estudos têm vindo a ser desenvolvidos noutros países, contudo, em Portugal, pouco se sabe se estes possuem e aplicam os conhecimentos necessários em prol duma melhoria da saúde oral e geral.

Objetivos: Descrever as práticas e os conhecimentos dos Médicos Pediatras em Portugal, relativamente à Saúde Oral Infantil e apurar as necessidades de formações futuras nesta área.

Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo e transversal, através da elaboração de um questionário a Médicos Pediatras com prática clínica em Portugal. Os dados foram recolhidos de dezembro de 2021 a maio de 2022, através do preenchimento de um questionário que foi disponibilizado online pela plataforma Google Forms.

Resultados: A amostra foi constituída por 329 indivíduos, 84,2% do sexo feminino e com uma média de idades de 38 anos. A maioria orienta os pais para a saúde oral infantil e hábitos de higiene oral.

Conclusões: Embora a maioria dos Médicos Pediatras Portugueses inquiridos possua conhecimento sobre saúde oral infantil, existe a necessidade de atualização constante e formação nesta área, de forma a garantir prevenção e tratamento atempado.