Impacto do confinamento devido à COVID-19 no comportamento bruxómano reportado por alunos de medicina dentária

Póster de investigação clínica em oclusão, não candidato a prémio, autoria de Ricardo Dias (autor apresentador), Rui Carlos Vaz Lima, Ivana Prado, Junia Serra-Negra, Anna Colonna e Daniele Manfredini.

Autores
Author photo
Ricardo Dias Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Rui Carlos Vaz Lima
Ivana Prado
Junia Serra-Negra
Anna Colonna
Daniele Manfredini
Não candidato a prémio

Introdução: O confinamento devido ao COVID-19 constituiu um período de pressão psico-emocional e indefinição pessoal, potencialmente passível de desencadear comportamentos de bruxismo da vigília (BV) e/ou bruxismo do sono (BS). Este “novo normal” exige uma readaptação e reorganização pessoal de cada indivíduo, com as implicações psicoemocionais inerentes a esta condição forçada.

Objetivos: Este estudo tem como objetivo caracterizar os comportamentos de BV e BS relatados por estudantes de medicina dentária portugueses antes da pandemia e a mesma caracterização em pleno período de confinamento obrigatório por COVID-19.

Materiais e Métodos: Estudantes de medicina dentária foram incluídos neste estudo observacional longitudinal. Responderam ao inquérito validado em português Oral Behavior Checklist (OBC) antes do surgimento da pandemia de COVID-19 (T1) e um mês após o início do confinamento obrigatório em Portugal (T2). Os dados foram organizados e realizada análise estatística descritiva. Testes de associação linha-por-linha foram realizados para avaliar as variações ao longo do tempo (P ≤ 0,05).

Resultados: Todos os estudantes que respeitavam os critérios de inclusão definidos foram convidados a participar (87 alunos), sendo que um total de 64 estudantes (idade média 22,5±2,8 anos; 81,5% mulheres) ) de medicina dentária (17 do 3º, 23 do 4º e 24 do 5º ano) corresponderam aos critérios de inclusão e completaram o protocolo do estudo (respondendo ao questionário OBC antes e durante o confinamento obrigatório COVID-19 ).

Conclusões: O confinamento devido ao COVID-19 implicou uma mudança forçada no estilo de vida dos estudantes de medicina dentária, o que desencadeou um aumento do BV relatado e uma diminuição do BS relatado.