Terapêutica sistémica da infeção pelo vírus herpes simples tipo 1 – revisão sistemática

Póster de revisão em patologia oral, candidato a prémio, autoria de Mickaël Rodrigues (autor apresentador), Maria Inês Guimarães, Rafael Soares, Filipa Pinto de Oliveira e Otília Lopes.

Autores
Author photo
Mickaël Rodrigues Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Maria Inês Guimarães Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Rafael Soares Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Filipa Pinto de Oliveira Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Otília Lopes Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Candidato a prémio

Introdução: O vírus HSV-1 é responsável pela infeção oral e perioral mais frequente ao nível dos tecidos moles queratinizados. Nos casos de múltiplas lesões recorrentes e debilitantes e/ou recorrências extensas frequentes recomenda-se uma terapêutica sistémica.

Métodos: Efetuou-se um registo prévio do protocolo para a revisão sistemática na plataforma PROSPERO com ID CRD42022312958 e o trabalho foi realizado seguindo o método PRISMA. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com artigos científicos publicados em diversas bases de dados eletrónicas. B-on, PubMed, ScienceDirect entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Na pesquisa efetuada incluíram-se artigos em formato de ensaios clínicos, ensaios clínicos randomizados controlados por placebo, revisões sistemáticas, estudos caso-controlo, estudos em população feminina e masculina, artigos integrais, artigos em português, inglês, espanhol e francês que avaliavam antivíricos numa população seropositiva pelo HSV-1.

Foram aplicados como critérios de exclusão doentes oncológicos, transplantados, pacientes seropositivos pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, estudos animais e estudos in-vitro, artigos incompletos e/ou mulheres grávidas. Foram igualmente incluídos na pesquisa, livros sobre a temática e artigos que se encontravam descritos na bibliografia de alguns artigos selecionados.

A pesquisa foi realizada por dois investigadores independentes e as divergências encontradas foram resolvidos por consenso. A avaliação da qualidade metodológica dos ensaios clínicos incluídos nesta revisão foi realizada mediante a utilização da ferramenta da Cochrane RoB 2.0 para ensaios clínicos controlados randomizados.

Resultados: A terapêutica sistémica por via oral durante a fase prodrómica da infeção pelo HSV-1 (primeiras 12 horas) reduz o tempo de cicatrização, a duração do episódio e tempo de cura; o desconforto (resolução da dor); e aumenta o intervalo de tempo de recorrência da lesão. O valaciclovir apresenta resultados positivos em relação aos outros antivirais no que diz respeito ao tempo de recorrência da lesão.

Conclusões: O VCV apresenta-se mais eficaz no que diz respeito ao intervalo de recorrência. Relativamente a propriedades como o tempo de cicatrização, a duração do episódio, tempo de cura e o desconforto (resolução da dor) não é clara a vantagem de um antiviral em detrimento de outros. Apresenta maior eficácia quando usados em doses elevadas e de curta duração, na fase prodrómico da infeção.