Leucoplasia oral com displasia de origem traumática? - caso clínico

Póster de casos clínicos em patologia oral, candidato a prémio, autoria de Anna Paola D' Urso (autor apresentador), Céu Costa, Catarina Alves, Sandra Soares e Otília Pereira-Lopes.

Autores
Author photo
Anna Paola D' Urso Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Céu Costa Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Catarina Alves Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Sandra Soares Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Otília Pereira-Lopes Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Candidato a prémio

Introdução: A leucoplasia é considerada a lesão potencialmente maligna de etiologia multifatorial mais comum da cavidade oral, sendo mais prevalente em pacientes acima dos 40 anos.

Estudos recentes evidenciam que a agressão crónica da mucosa inerente ao uso de próteses dentárias, dentes fraturados/cortantes e má higiene oral, assumem um importante impacto no aparecimento das mesmas, principalmente em mulheres.

Descrição do Caso Clínico: Em 2015, uma paciente do sexo feminino com 64 anos apresentou-se na consulta de Medicina Dentária com queixa de ardência no bordo anterior esquerdo da língua, que se iniciou aquando da reabilitação do espaço edêntulo do dente 42, há cerca de um ano. A anamnese não revelou antecedentes médicos relevantes para a condição clínica e a paciente não se encontrava sob terapêutica medicamentosa. Afirmou nunca ter fumado nem possuir hábitos alcoólicos.

No exame intraoral observou-se uma placa branca única de bordos irregulares mas definidos, textura lisa no bordo esquerdo da língua, com 10 mm no seu maior eixo. O estado de saúde oral revelou a presença de biofilme, lesões de cárie, atrição nos dentes antero-inferiores e edentulismo parcial.

Conclusões: A leucoplasia de origem traumática merece particular atenção por parte do Médico Dentista devido à instalação de um processo inflamatório contínuo que rapidamente pode evoluir para cancro escamoso oral e, neste caso em particular, para um possível cancro da língua.