Encerramento de triângulos negros com resina composta em doente periodontal - caso clínico

Póster de casos clínicos em dentisteria operatória, candidato a prémio, autoria de Tomás Ribeiro (autor apresentador), Ana Sofia Cardoso, Rebeca Forray de Barros, Joana Garcez e Paulo Campos.

Autores
Author photo
Tomás Ribeiro
Ana Sofia Cardoso
Rebeca Forray de Barros
Joana Garcez
Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Paulo Campos
Candidato a prémio

Introdução: A periodontite é uma doença crónica, sistémica e multifatorial que, consoante o seu estágio e grau, apresenta diferentes proporções de perda dos tecidos de suporte dentário. O seu controlo pode ser feito através de procedimentos não cirúrgicos, cirúrgicos e de terapias regenerativas. A perda de inserção resultante da doença leva frequentemente ao aparecimento de triângulos/espaços negros, classificados segundo o grau dessa perda.

Descrição do Caso Clínico: Paciente do sexo feminino, 26 anos de idade, não fumadora, compareceu a uma consulta de avaliação referindo como queixa principal o constante sangramento durante a escovagem. Realizou tratamento ortodôntico prévio noutra clínica entre 2013-2016 e 2018-2019.

Na história médica ou história familiar não foi reportada qualquer anomalia genética ou dentária. Ao exame clínico verificou-se presença de inflamação gengival, placa bacteriana e tártaro. Exames radiográficos complementares revelaram perda óssea generalizada, horizontal e vertical. Foi diagnosticada periodontite generalizada, estágio III, progressão rápida/Grau C (Papapanou, 2018).

O plano de tratamento dividiu-se entre uma fase inicial/higiénica de controlo da doença periodontal (destartarização e motivação à higiene, periodontograma, raspagens radiculares e periodontograma de reavaliação), uma fase corretiva (restaurações em resina composta do 13 ao 23 para corrigir os triângulos negros e a desarmonia/assimetria dos bordos incisais da região antero-superior) e uma fase de manutenção (periodontal e das restaurações).

Conclusões: As restaurações em resina composta são uma abordagem de eleição para o encerramento de triângulos negros em doentes periodontais dado que são a opção mais conservadora e, quando executadas de forma criteriosa, apresentam boa integração estética e compatibilidade com os tecidos periodontal.

 

Póster nº 4, 17/11/2022, 10h00, Sala e-Posters