Recobrimento radicular de recessões múltiplas: caso clínico

Comunicação oral de casos clínicos em periodontologia, não candidata a prémio, autoria de Leonor Assunção Marinho (autora apresentadora), Teresa Belo, João Moedas, Maria Inês Pinto, Vanessa Rocha Rodrigues e Pedro Lopes Otão.

Autores
Author photo
Leonor Assunção Marinho Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Teresa Belo Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
João Moedas Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Maria Inês Pinto Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Vanessa Rocha Rodrigues Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Pedro Lopes Otão Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Não candidato a prémio

Introdução: A recessão gengival foi definida como a migração apical da margem gengival relativamente à junção cemento-esmalte estando associada a perda de inserção com a exposição da superfície radicular ao meio oral. Tal, resulta em compromisso estético e surge muitas vezes associado a hipersensibilidade dentinária e lesões cervicais não cariosas.

A presença de recessão gengival frequentemente dificulta a higienização, resultando em inflamação gengival e cárie radicular. As recessões gengivais múltiplas apresentam um desafio adicional pelo facto de se acompanharem muitas vezes de condições anatómicas desfavoráveis – abrasões de esmalte, e irregularidades no tecido queratinizado residual, necessidade de grande quantidade de tecido dador e resultado estético dependente do recobrimento de várias recessões adjacentes.

Descrição do Caso Clínico: Paciente do género feminino, sistémica e periodontalmente saudável, compareceu à consulta com queixas estéticas e de hipersensibilidade dentinária. Tinha realizado tratamento ortodôntico anteriormente. Após avaliação clinica e radiográfica foi diagnosticada com múltiplas recessões gengivais RT1 e fenótipo fino.

Foram realizadas até ao momento três cirurgias de recobrimento radicular. No 1º e 2º quadrantes recorrendo a retalhos de reposicionamento coronal, com enxerto de tecido. Na mandíbula optou-se pela técnica de túnel, uma vez que as recessões apresentavam menos de 4mm de profundidade e menos de 1mm de gengiva queratinizada.

Conclusões: Ambas as técnicas de recobrimento radicular – Retalho de Reposicionamento Coronal ou Técnica de Túnel – permitem obter resultados estéticos satisfatórios a curto e médio prazo. Ao eliminar as recessões gengivais, houve melhoria na hipersensibilidade dentinária do paciente.

 

Comunicação oral nº9, 17/11/2022, 12h50, Sala 1.