Importância da consciencialização para o comportamento na abordagem do bruxismo da vigília – estudo clínico

Comunicação oral de investigação clínica em oclusão, não candidata a prémio, autoria de Ricardo Dias (autor apresentador), Rui Carlos Vaz Lima, Ivana Prado, Anna Colonna, Junia Serra-Negra e Daniele Manfredini.

Autores
Author photo
Ricardo Dias Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Rui Carlos Vaz Lima
Ivana Prado
Anna Colonna
Junia Serra-Negra
Daniele Manfredini
Não candidato a prémio

Introdução: O recurso à tecnologia baseada no princípio EMA (avaliação ecológica momentânea) introduziu uma nova possibilidade de abordagem da condição clínica, com um maior comprometimento dos indivíduos também do ponto de vista terapêutico (ou seja, intervenção ecológica momentânea [EMI]).

Nesta medida o EMA abriu perspectivas interessantes no campo da abordagem do Bruxismo da Vigília (BV). Implementado em dispositivos móveis tem sido proposto para alertar a consciência dos indivíduos para o comportamento do BV e potencialmente contribuir para o autocontrole baseado no conceito de biofeedback e reeducação comportamental.

Objetivos: A etiologia do bruxismo é de origem central. Períodos de aumento da pressão emocional, que são frequentemente associadas a um potencial aumento da atividade muscular durante o sono e a vigília. Tal atividade requer atenção e auto-controlo dos indivíduos, devidamente acompanhados pelos clínicos, a fim de minimizar as potenciais consequências e sequelas.

Materiais e Métodos: Sessenta e quatro (N=64) estudantes de medicina dentária (22,3 anos [± 2,6]; 52F; 12M) responderam ao Oral Behavior Checklist (OBC – 1) e foram randomizados no grupo EMA (GE) e no grupo controlo (GC). GE foram monitorizados com uma aplicação de smartphone para relatar o AB, durante sete dias consecutivos, completando três períodos de monitorização EMA (EMA-1, 2 e 3), separados por intervalos de um mês.

Após o terceiro período (EMA -3), tanto GE quanto GC responderam novamente a OBC (OBC – 2). Os dados foram organizados e feita análise estatística descritivas e as variações ao longo do tempo foram descritas e testes de associação linear por linear e testes post-hoc foram realizados para comparar as diferenças entre os relatos de BV no 1º e 2º momentos intra-grupo e inter-grupos. O nível de significância considerado foi fixado em 5%.

Resultados: A percentagem de participantes que alteraram o relato do comportamento “apertar os dentes”” na vigília entre OBC-1 e OBC-2 foi significativamente maior entre os participantes do GE

 

Comunicação oral nº 8, 17/11/2022. 12h30, Sala 1.