Atividade antifúngica dos extratos de hipericina sobre culturas planctônicas de Candida spp.: estudo in vitro

Comunicação oral de investigação pré-clínica em biologia oral, não candidata a prémio, autoria de Ellen Roberta Lima Bessa (autora apresentadora), Ana Bessa Muniz, Carolina Ramos Hurtado, Maria Cristina Marcucci, Lucas de Paula Ramos e Luciane Dias de Oliveira.

Autores
Author photo
Ellen Roberta Lima Bessa Instituto de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Ana Bessa Muniz Instituto de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Carolina Ramos Hurtado Instituto Federal de São Paulo (IFSP) São José dos Campos
Maria Cristina Marcucci Instituto de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Lucas de Paula Ramos Instituto de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Luciane Dias de Oliveira Instituto de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Não candidato a prémio

Introdução: Diversas espécies de Candida são encontradas na cavidade oral, considerados microrganismos oportunistas podem promover desde comprometimento superficial da mucosa ou até mesmo atuar de forma invasiva, possuindo um arsenal de fatores de virulência e mecanismos de resistências a antifúngicos convencionais, sendo assim necessária a formulação de terapias alternativas para o combate destes patógenos. Tendo em vista o aumento dessas infecções fúngicas em conjunto com a crescente resistência aos fármacos antifúngicos é necessária atenção e pesquisas para minizar tais fatores que comprometem a saúde oral.

Objetivos: Este trabalho objetiva analisar a atividade antifúngica de dois diferentes extratos de Hipericina (Hypericum perforatum) sobre culturas planctônicas de Candida albicans, Candida glabrata e Candida krusei.

Materiais e Métodos: Os extratos vegetais foram formulados do galho da planta (5G) ou a partir do arbusto liofilizado da planta (1P) ambos eluidos em metanol. O teste sobre culturas planctônicas foi realizado seguindo o protocolo M27-A3, segundo a CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute), utilizando cepas padrão de C. albicans (ATCC 18804), C. glabrata (ATCC 9030) e C. krusei (ATCC 6258) para determinação das concentrações inibitória mínima (CIM) e microbicida mínima (CMM).

Resultados: Os extratos de hipericina formulados a partir do arbusto liofilizado (1P) ou a partir do galho da planta (5G) promoveram CMM frente a C. albicans e C. glabrata com a concentração de 100g/ml; ambos os extratos não promoveram CMM frente a cepa de C. krusei. A CIM não pode ser observada pois os extratos possuem turbidez, impossibilitando a interpretação do resultado.

Conclusões: Os extratos demonstraram ação antifúngica sobre culturas planctônicas de C. albicans e C. glabrata, promovendo ação microbicida com a concentração de 100g/ml, porém para C. krusei os extratos não exibiram atuação antifúngica.

 

Comunicação oral nº 4, 17/11/2022, 10h00, Sala 1.