Abordagem de uma periodontite estádio IV generalizada grau C

Comunicação oral de casos clínicos em periodontologia, candidata a prémio, autoria de Maria Inês Pinto (autora apresentadora), Teresa Belo, João Moedas, Vanessa Rodrigues, João Gomes e Paulo Mascarenhas.

Autores
Author photo
Maria Inês Pinto Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Teresa Belo Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
João Moedas Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Vanessa Rodrigues Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
João Gomes Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Paulo Mascarenhas Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Candidato a prémio

Introdução: Atualmente a Periodontite é caracterizada com base na definição do estádio e grau da doença. Uma periodontite estádio IV tem características únicas que requerem um tratamento de maior nível de complexidade.

Descrição do Caso Clínico: Paciente do género feminino dirigiu-se à Clínica da Pós-graduação em Periodontologia da Faculdade de Medicina Dentária com queixas de mobilidade dentária e hemorragia gengival. Fumadora ≥ 1o cigarros/dia e sem outra doença sistémica a referir (ASA tipo II).

Após avaliação clínica e radiográfica foi diagnosticada com uma Periodontite estádio IV, generalizada, grau C. Após a fase 1 da terapia que incluiu a cessação tabágica, explicação da doença, motivação e instrução para uma melhoria da higiene oral, iniciou a fase 2 em que foram realizadas 2 consultas de instrumentação subgengival (destartarização e alisamento radicular).

Na consulta de reavaliação apresentava um índice de placa de 15% e a presença de bolsas periodontais residuais. A fase 3 consistiu na re-instrumentação subgengival do 2º sextante, cirurgia ressectiva/acesso no 3º, 4º, 5º e 6º sextante e cirurgia de regeneração periodontal nos dentes 14, 15.

Conclusões: Após a conclusão da terapia periodontal, incluiu-se a paciente num programa de suporte periodontal (follow-up 8 meses), com intervalos regulares de três em três meses.

 

Comunicação oral nº 3, 17/11/2022, 9h40, Sala 1.