Neuralgia e dor facial atípica relacionada a osteonecrose asséptica (FDOJ)- Relato de caso

Comunicação oral de casos clínicos em biologia oral, candidata a prémio, autoria de Regeane de Pol Kaniak (autora apresentadora) e Johann Lechner.

Autores
Author photo
Regeane de Pol Kaniak Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG ( Brasil)
Johann Lechner
Candidato a prémio

Introdução: O conceito de inflamação perineural na mandíbula é antigo e bem descrito na literatura, porém pode estar associado a alterações morfológicas ósseas como FDOJ( Fatty degenerative osteonecrosis in jawbone). O FDOJ é uma osteonecrose cavitacional, distúrbio de mineralização óssea, ocorre no osso trabecular medular com natureza asséptica, isquêmica, por vezes assintomática, uma condição crônica óssea imunologicamente alterada com expressão de quimiocinas pró-inflamatórias RANTES. A super expressão dessa quimiocina ativa vias de sinalização no sistema imune, fato que pode contribuir para neuralgias ou dores faciais atípicas.

Descrição do Caso Clínico: Paciente fem. 31anos, diagnóstico de dor facial atípica, neuralgia inconclusiva, sem envolvimento com 5° par craniano. Dor em choque, limitante e irradiada por 3anos. Histórico clínico envolvia distúrbios vasculares, tromboembolia torácica, anticoagulantes.

Dor a palpação região temporal, occipital e massetérica com escala virtual analógica (EVA) em 10. Redução parcial e temporária da dor com carbamazepina, laserterpia e acupuntura. Discreta alteração em radiografia OPG, exame de Rantes(sérum) 149ng/ml. Achado clínico em área de extração dos sisos mostra cicatrização com reparo incompleto 10 anos após sua execução.

O diagnóstico final a partir da mensuração densidade óssea das regiões retromolares, e anamnese foi de osteonecrose cavitacional ou FDOJ região 18, 28, 38 e 48. Padrão ouro de diagnóstico de alterações do osso medular é feito com ultrassom Transalveolar TAU. Realizada intervenção terapêutica cirúrgica com debridação tecido ósseo medular alterado, curetagem e uso de L-PRF para estímulo cicatricial.

Conclusões: Uma limitação significativa refere-se a detecção dessa patologia. A falta de sinais locais e radiográficos, e o desconhecimento das relações da quimiocina RANTES prejudicam o diagnóstico das osteonecroses. Com o diagnóstico e tratamento correto da Osteonecrose cavitacional é possível trazer uma melhora consistente do quadro de dores da paciente relacionadas ao FDOJ.

Análise da densidade óssea de regiões desdentadas com tomografia e ultrasom transalveolar podem ser um complemento diagnóstico decisivo na resolução de neuralgias e dores faciais atípicas. Paciente – “Desde que comecei sentir dor busquei vários especialistas sem sucesso. Após a cirurgia tive uma ótima recuperação, não tive mais dor.

Não tem sensação melhor.” A paciente deu o consentimento informado para publicação desse caso. Riley DS, Barber MS, Kienle GS, AronsonJK, et al. Diretrizes CARE para relatos de caso: documento de explicação e elaboração. JClinEpi 2017 Sep;89: 218-235. doi: 10.1016/jclinepi.2017.04.026 “Peripheral Neuropathic Facial/Trigeminal Pain and RANTES/CCL5 in Jawbone Cavitation”, Vol. 2015, Article ID 582520, 9 pages, 2015.

 

Comunicação oral nº2, 17/11/2022, 09h20, Sala 1.