A empatia do estudante de medicina dentária: perceção dos próprios

Comunicação oral de investigação clínica em medicina dentária preventiva, candidata a prémio, autoria de Angélica Rua (autora apresentadora), José Frias Bulhosa e Rute Meneses.

Autores
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Angélica Rua Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
José Frias Bulhosa Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Rute Meneses Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Candidato a prémio

Introdução: A Empatia é definida como a capacidade cognitiva e aptidão do indivíduo para captar os sentimentos, experiências internas e perspetivas do outro. A Empatia implicaacapacidadedesentir o que aoutrapessoa está asentir, saber o quea outrapessoa está a sentir e responder à experiência da outra pessoa. O presente estudo tem como objetivo avaliar a Empatia dos estudantes do curso referido, tendo em consideração os diferentes contextos sociodemográficos e académicos em que se inserem.

Objetivos: O presente estudo tem como objetivo avaliar a Empatia dos estudantes do curso de Medicina Dentária da Universidade Fernando Pessoa, tendo em consideração os diferentes contextos sociodemográficos e académicos em que se inserem.

Materiais e Métodos: Foi aplicado um questionário online composto por questões sociodemográficas/de contexto académico e pelo Índice de Reactividade Interpessoal, para avaliar a auto-perceção da Empatia num conjunto de alunos de Medicina Dentária do 1º ao 5º ano da Universidade Fernando Pessoa. Foi realizada uma análise estatística quantitativa para avaliação da significância das associações entre as variáveis em estudo. Resultados:

Resultados: Os 87 alunos que completaram o questionário apresentaram uma pontuação média total de 56,6±11,5 pontos, sugerindo uma Empatia moderada. As estudantes do sexo feminino tiveram uma pontuação significativamente mais elevada na escala de Empatia do que os estudantes do sexo masculino (58,6±11,8 vs. 50,5±8,4, p=0,004, respetivamente).

Os alunos a frequentar o 5º ano de curso apresentaram maior pontuação no subdomínio Tomada de Perspectiva do que os restantes, com diferenças estatisticamente significativas entre anos de curso a frequentar. Os alunos que utilizam os transportes públicoscomo principal meio dedeslocação paraauniversidadeapresentaram uma pontuação significativamente maior no subdomínio Desconforto Pessoal.

Conclusões: Os resultados mostram valores superiores de Empatia na presente amostra quando comparados ao ponto médio do intervalo das pontuações possíveis de obter. No entanto, grupos específicos como alunos do sexo masculino, a frequentarem os primeiros anos de curso e que se deslocam de viatura própria para a universidade apresentam piores resultados do que as suas contrapartes na escala de Empatia. Por ser uma competência pessoal e profissional de cariz tão importante, torna-se primordial o investimento no desenvolvimento de Empatia durante a formação dos alunos.

 

Comunicação oral nº1, 17/11/2022, 09h00, Sala 1.