17 de novembro, de 09h00 às 10h30

Sala 2

Um olhar diferente sobre a dor orofacial

A dor orofacial, com exclusão da dor de origem dentária e de tecidos moles e duros da cavidade oral, é talvez a patologia mais complexa e menos aprofundada na medicina dentária contemporânea. Neste fórum pretendemos dar a conhecer o trabalho da nossa equipa que envolve médicos dentistas, Fisioterapeutas e Ortoptistas na abordagem ao diagnóstico e tratamentos destes pacientes.

A multidisciplinaridade na abordagem do doente com perturbações do sono

As perturbações do sono representam, pela sua complexidade e multicidade, uma área de grandes desafios para os profissionais de saúde que diagnosticam, tratam e acompanham estes doentes.

As perturbações do sono estão associadas ao desenvolvimento e/ou agravamento de várias doenças, e as próprias patologias médicas/ psiquiátricas contribuem também para um mau sono.

Igualmente, um doente com um sintoma relacionado com o sono (ex insónia) pode ter um, dois ou mais distúrbios do sono concomitantes a contribuírem para a mesma queixa, e a exigirem requisitos de diagnóstico e tratamento próprios e adequados.

Desta forma, a abordagem de doentes com perturbações de sono requer uma equipa multidisciplinar com uma linguagem comum: Sono numa visão e abordagem holística.

João Sobral Oliveira

Luís Redinha

Sandra Marques

Sessão moderada por Susana Falardo Ramos.