18 de novembro 2022

Lisboa

14:30 às 18:00

Feira Internacional de Lisboa

Necessita estar inscrito nos seguintes cursos para se inscrever neste

Cimento de enxerto ósseo – Uma abordagem “fora da caixa” na realização de aumentos ou reconstruções ósseas, complexas ou simples

“A simplicidade é a sofisticação suprema.”

O objetivo deste curso teórico-prático é introduzir o conceito do cimento ósseo (Sulfato de Cálcio Bifásico), as razões por detrás dos seus protocolos cirúrgicos, as suas propriedades e as novas possibilidades cirúrgicas que se nos deparam na sua utilização.

As diferenças entre a utilização do cimento ósseo e os métodos tradicionais de enxerto desafiam os paradigmas existentes no campo da regeneração óssea guiada (GBR). Agora, podemos utilizar protocolos minimamente invasivos sem utilização de membranas, sem manipulação ou distorção dos tecidos moles, pois os retalhos sem tensão deixam de ser obrigatórios.

O cimento de enxerto ósseo permite-nos enfrentar com confiança e simplicidade quase todos os casos de aumento ósseo, desde os mais simples até aos mais complicados, fornecendo-nos protocolos que asseguram a simplicidade, segurança e previsibilidade de resultados.

Este curso vai focar-se nos procedimentos e protocolos específicos para a utilização do cimento ósseo em diferentes tipos cirúrgicos de aumento ósseo.

O participante aprenderá a manipular o retalho cirúrgico, de forma a manter a cirurgia minimamente invasiva e a poder fechar retalhos, mantendo a tensão (ao contrário da técnica tradicional de GBR).

Aprenderá também a trabalhar sem ter de utilizar membranas, sem ter de encerrar o retalho completamente, e a entender e evitar a relação muscular com o movimento do retalho.

Os participantes aprenderão ainda a conseguir prever o resultado final da cirurgia, evitando ao mesmo tempo as complicações pós-cirúrgicas convencionalmente mais usuais.

Objetivos de aprendizagem:

  • Como manipular o mínimo possível o retalho melhorando os resultados finais;
  • Como eliminar a influência muscular na estabilidade do retalho;
  • Aplicações, técnicas e protocolos do cimento ósseo;
  • Técnicas de sutura e de encerramento do retalho com o uso do cimento ósseo;
  • Como prever os melhores resultados finais durante a cirurgia.

Patrocinador Científico

Curso ministrado por

José Camelo Ferreira

  • José Camelo Ferreira vive e trabalha no Algarve onde exerce cirurgia oral e reabilitação oral. É membro da OMD desde 1998, ano em que se formou em Medicina Dentária no ISCS Sul
  • De 2001 a 2002, tirou uma pós-graduação em Implantologia em Madrid. Desde 2011 que é palestrante pela Nobel Biocare e, desde 2014, é membro associado da fundação FOR (Foundation for Oral Rehabilitation)
  • Em 2015, fez uma pós-graduação em Implantologia Avançada em São Paulo, com o Professor Alexander Salvoni, onde continuou a estudar Reabilitação Avançada e Implantologia Zigomática, desde 2016 até ao presente momento
  • Em 2017, recebeu o título de especialista em cirurgia oral pela OMD. Também em 2017 foi convidado para ser o responsável dos cursos SmailTube.tv em Portugal, entidade que ministra cursos de implantologia, online e práticos, em toda a Europa e Estados Unidos da América
  • Em 2019, o recebeu o título Mestre Cirúrgico em Implantologia Regenerativa da Universidade de Szeged na Hungria pelo Prof. Istvan Urban
  • Atualmente é professor convidado em vários cursos de cirurgia avançada em Portugal e no Brasil