Henrique Necho

Proteção de dados e cibersegurança - sugestões para uma prática segura

  • Profissional certificado com mais de +25 anos de dedicação à área dos Sistemas de Informação, tanto no sector privado como no sector público.
  • Perito técnico para a certificação europeia de produtos/serviços do European Privacy Seals.
    Certificado pela ISACA e pelo IAPP, cujas certificações são das mais reconhecidas a nível mundial no sector da cibersegurança e da proteção e dados, respetivamente.
  • Fundador e diretor executivo da Necho Techlaw, uma empresa que fornece serviços de consultoria empresarial e ferramentas de apoio à conformidade no âmbito da cibersegurança, privacidade e proteção de dados.
  • A Necho Techlaw conta com uma equipa de especialistas certificados e lançou este mês a Trustify, a primeira plataforma portuguesa de apoio à conformidade regulatória nestes matérias.

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Na Ordem do Dia (proteção de dados e cibersegurança)

19 de novembro, de 17h30 às 19h00

Sala 2

Resumo da conferência

Todos os dias confiamos os nossos dados mais sensíveis a empresas e organizações, por exemplo, em rotinas como comprar medicamentos, pagar consultas e exames, receber pontos em cartões de fidelização, viajar de avião, receber os nossos salários e muito mais.

A União Europeia tem vindo a introduzir, ao longo dos últimos anos, alterações significativas às regras no âmbito da Proteção de Dados (RGPD, 2018) e da Cibersegurança (NIS, 2019) impondo às empresas novas obrigações e cuidados acrescidos no tratamento dos dados dos clientes.

Neste painel, iremos abordar alguns tópicos do RGPD e da CIBER, relativamente à forma como os consultórios/clínicas recolhem, armazenam e utilizam os dados dos clientes, com enfoque especial no problema do phishing; e do ransomware, de forma a tornar estes processos mais seguros e protegidos.

Conferencista da sessão “Na Ordem do Dia” com o título Proteção de dados e cibersegurança – sugestões para uma prática segura.