Elizabete Augusto Ié

Formação em medicina dentária como reforço da cooperação lusófona

  • Médica dentária, Especialista em Implante dentária e ortodontia preventiva
  • Coordenadora do X congreso de CPLP na Guine-Bissau em 2022
  • Monitora e especialista de programa, saúde bucal na Rádio Sol Mansi
  • Membro de comissão instaladora de OMGB
  • Fundadora da clinica dentária –(FELIZDENT) em Guine-Bissau
  • Responsável do serviço de Medicina dentária do Hospital Militar principal, Amizade-Sinho
  • Membro organizadora da feira dos imigrantes e refugiados em São Paulo. 2019
  • Formação em administração e secretariado pela escola – são Leonardo Murialdo

Nacionalidade: Guiné Bissau

Áreas científicas: Na Ordem do Dia (ADL)

19 de novembro, de 09h00 às 10h30

Sala 2

Resumo da conferência

Guiné-Bissau (GB), situado na África Ocidental, integra a lista dos países de menores IDH do mundo, possui altos índices de agravos orais, apresenta problemas estruturais complexos aliado a instabilidade política desde a sua independência.

A população é desassistida em todos os níveis de cuidados de saúde oral e poucos recursos humanos no âmbito de medicina dentária. Dos 17 médicos dentistas registrados na Ordem de Médicos da GB, todos tiveram a sua formação no estrangeiro, maioritariamente no Brasil, não há escolas de formação em medicina dentária no país.

Nesse sentido, em 2018, a Escola Nacional de Saúde a partir da cooperação com a Universidade Unichristus/Brasil formaram a primeira turma de técnicos em saúde bucal composto por 24 alunos. O curso foi ministrado juntamente com professores locais médicos dentistas, em 24 módulos. A formação teve como objetivo capacitação no âmbito de prevenção e promoção em saúde bucal.

A tríade ensino, pesquisa e extensão é um meio de consolidar e internacionalizar as instituições de ensino já existentes na lusofonia e reforçar cooperação para capacitação e qualificação de quadros locais, e criação de novas escolas de formação em medicina dentária.

Concluímos, que projetos de cooperação internacional no âmbito de educação e saúde devem ser encorajados dentro da CPLP para fortificar a formação em medicina dentária, contribuir na promoção e prevenção dos agravos em saúde oral e na melhoria dos sistemas de saúde.

Conferencista da sessão “Na Ordem do Dia” com o título Fórum da Associação Dentária Lusófona (ADL): formação em medicina dentária como reforço da cooperação lusófona.