Egija Zaura

O papel do microbioma oral na definição de saúde no ecossistema oral

  • Department of Preventive Dentistry, Department of Cariology and Department of Pediatric Dentistry, Academic Centre for Dentistry Amsterdam (ACTA), Vrije Universiteit Amsterdam & University of Amsterdam, Holanda
  • Investigadora e Professora regente de Ecologia Microbiana Oral na Vrije Universiteit Amsterdam
  • Diretora dos Departamentos de Medicina Dentária Preventiva, Cariologia e Odontopediatria da
    ACTA, VU Amsterdão e Universidade de Amsterdão, Holanda
  • Formou-se em Medicina Dentária em 1995, no Karolinska Institute, na Suécia, e na Riga Stradins
    University, na Letónia. Após a conclusão da licenciatura, conciliou o seu trabalho em Riga com a
    formação em Medicina Dentária Geral na Riga Stradins University, em 1997. Em 2002, concluiu o
    Doutoramento em Medicina Dentária Preventiva na ACTA, tendo-lhe sido atribuída a classificação
    máxima.
  • As suas áreas de investigação abrangem desde modelos de biofilme e estudos clínicos até tecnologias moleculares avançadas no diagnóstico microbiano oral e análises complexas de dados de sequenciamento. Os seus principais interesses atuais são a ecologia microbiana oral na saúde e na doença, e a tradução desse conhecimento fundamental para a prática clínica

Nacionalidade: Holanda

Áreas científicas: Inovações em medicina dentária

19 de novembro, de 09h00 às 10h10

Auditório D

Resumo da conferência

A comunidade oral microbiana num contexto de saúde contém centenas de espécies microbianas, incluindo bactérias, Archaea, vírus, protozoários e fungos.

Comparativamente com outros nichos no corpo humano, o microbioma oral, uma vez estabelecido, mantém-se relativamente estável.

A coevolução simbiótica deu origem a uma relação de mutualismo altamente eficiente entre o hospedeiro e o seu microbioma (incluindo o oral).

Enquanto o hospedeiro providencia um habitat estável e rico em nutrientes para os seus microrganismos, um microbioma saudável afina e treina o sistema imunitário, previne a colonização da cavidade oral por microrganismos exógenos e contribui para a manutenção de um estado de saúde nos sistemas gastrointestinais e cardiovasculares do hospedeiro.

A cavidade oral é um ecossistema complexo, onde múltiplos fatores microbianos e do hospedeiro interagem na manutenção da homeostasia.

Uma vez destabilizado este equilíbrio, como acontece na ingestão frequente de açúcar ou na ausência prolongada de cuidados de higiene oral, as doenças periodontais ou cárie dentária podem iniciar-se.

No entanto, tal não ocorre em todos os hospedeiros. Os fatores genéticos e comportamentais do hospedeiro modulam e “moldam” o ecossistema oral e, consequentemente, o seu microbioma.

Recentemente, identificámos cinco nichos ecológicos (ecotipos) numa população de adultos holandeses saudáveis.

Nesta apresentação serão discutidas as potenciais implicações clínicas destes ecotipos na definição de estratégias de medicina dentária personalizada.