Números da Ordem 2018

Consultar os Números da Ordem 2018 (pdf)

Portugal atingiu no ano passado um rácio de um médico dentista por 1.033 habitantes, praticamente o dobro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de um médico dentista por 2.000 habitantes.

No ano passado, a Ordem dos Médicos Dentistas tinha 11.387 inscritos, um aumento de 699 face a 2016. São contas do estudo ‘Números da Ordem’ que anualmente sistematiza os principais dados da profissão de médico dentista em Portugal e apresenta uma projeção do que é expectável para os próximos anos.

Analisando o crescimento previsto do número de médicos dentistas ativos em Portugal e a diminuição do número de habitantes em território português, é esperado que, a partir do próximo ano, exista um médico dentista para menos de 1.000 habitantes. Estima-se que em 2021, a OMD venha a ter aproximadamente 12 mil membros.


Vivemos tempos de constante mudança, em que a importância atribuída à saúde oral e o papel dos profissionais têm contribuído para evolução do bem estar da população e para a procura por ainda melhores indicadores no acesso a cuidados desta natureza em todo o território nacional.

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), no sentido de cumprir a sua missão de informar todos os agentes – médicos dentistas, estudantes, profissionais de áreas complementares e público em geral – sobre o exercício de medicina dentária em Portugal, desenvolve este anuário intitulado “Os Números da Ordem”.

A estrutura dos membros da OMD divide-se em dois grupos: membros ativos e membros inativos. A análise traçada neste documento respeita esta divisão. De referir que todos os dados utilizados respeitam à data de 31 de dezembro de 2017, excetuando nos dados comparativos com os restantes países da europa (ano 2012) e os dados dos estudantes de mestrado integrado em medicina dentária que contemplam ao ano letivo 2017/2018.