Números da Ordem 2016

Dados estatísticos referentes à medicina dentária portuguesa

Consultar os Números da Ordem 2016 (pdf)

A importância da saúde oral no quotidiano da população não pode ser menosprezada como matéria essencial para a qualidade de vida do ser humano. Neste sentido, os médicos dentistas tornam-se agentes responsáveis pela evolução da saúde humana e o aumento da esperança média de vida. Este estudo divulga alguns dos principais indicadores da Ordem dos Médicos Dentistas, traçando um retrato atual da profissão em Portugal e indicando os cenários futuros para a oferta de cuidados de medicina dentária.

A Ordem dos Médicos Dentistas cumpre a sua missão estatutária de informar todos os interessados sobre o exercício de medicina dentária em Portugal, tais como os estudantes, os recém-diplomados, os que se encontram a exercer a profissão há bastantes anos, os profissionais de áreas complementares e o público em geral.

Todos os dados utilizados neste documento referem-se à data de 31 de dezembro de 2015, excetuando os dados comparativos com os restantes países da europa (ano 2012) e os dados dos estudantes de mestrado integrado em medicina dentária que respeitam ao ano letivo de 2015/2016.