O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. assinalou esta semana os “25 anos a regular e supervisionar o setor dos medicamentos e produtos de saúde (dispositivos médicos e produtos cosméticos e de higiene corporal) em Portugal, segundo os mais elevados padrões de proteção da saúde pública assegurando a sua qualidade, eficácia e segurança e garantindo o seu acesso aos cidadãos e profissionais da saúde.”, sintetizou a entidade assim a sua missão.

Em simultâneo, “as organizações fazem-se com pessoas e, parafraseando um dos nossos maiores poetas, refletem o tamanho das pessoas que as fazem. O Infarmed é um claro exemplo de uma organização da dimensão das pessoas que o ajudam ou ajudaram a crescer.”, referiu Maria do Céu Machado, presidente do Conselho Diretivo do Infarmed.

O evento decorreu a 15 de janeiro, no Parque de Saúde de Lisboa, tendo contado com a presença, entre outros, da secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, do diretor Executivo da Agência Europeia de Medicamentos, Guido Rasi, e da diretora da Agência congénere espanhola, Belén Crespo. A Ordem dos Médicos Dentistas esteve representada na cerimónia pelo bastonário.

Num depoimento vídeo que juntou diversos parceiros do Infarmed, Orlando Monteiro da Silva lembrou que “os médicos dentistas são prescritores de medicamentos e utilizadores de diversos dispositivos médicos no exercício da sua atividade profissional. Grande parte da ação do Infarmed incide essencialmente sobre a regulação dos medicamentos e dispositivos médicos.”

Tomando em consideração a importância da intervenção do Infarmed no âmbito da medicina dentária, a Ordem dos Médicos Dentistas tem, desde sempre, vindo a colaborar de perto com o Infarmed, quer ao nível do seu Conselho Consultivo, onde tem um representante, quer ao nível das Comissões técnicas especializadas e da celebração de protocolos.

O bastonário destacou três exemplos: a regulamentação de produtos de branqueamento dentário de venda livre; a regulamentação da aquisição direta de medicamentos por parte de médicos dentistas; a regulamentação da elaboração de dispositivos médico dentários, próteses dentárias, feitos por medida.

“São 25 anos de estreita colaboração, a trabalhar em conjunto, em parceria, para uma regulação mais eficaz quer da parte da OMD, quer da parte do Infarmed.”, salientou Orlando Monteiro da Silva.

Veja abaixo um vídeo com o depoimento do bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva (endereço externo do vídeo):

Veja abaixo um vídeo com os depoimentos de todos os parceiros do Infarmed (endereço externo do vídeo):

A última edição do Boletim Infarmed Notícias é integralmente dedicada ao aniversário deste instituto público, contendo mais de 100 testemunhos de parceiro. Consulte a versão digital (pdf). Aceda igualmente à Newsletter do Infarmed com o resumo das intervenções do evento de comemoração do 25º aniversário do Infarmed.

685px-infarmed-noticias.jpg