A líder do CDS/PP defendeu, durante um encontro com o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, em Lisboa, que o Estado deve aproveitar a rede de clínicas e consultórios privados de medicina dentária para garantir o acesso de toda a população a cuidados de saúde oral.

Assunção Cristas afirma que “a nossa preocupação é que o Estado não faça em áreas onde há muita medicina dentária privada a funcionar, e a funcionar bem, nomeadamente podendo ser contratualizada através do cheque-dentista ou de outros modelos, não se vá estar a criar um modelo que depois inibe as pessoas de fazerem as suas escolhas e de poderem ter a prestação de cuidados de saúde oral com mais liberdade e muitas vezes se calhar com menos custos para o próprio Estado”.

Sobre o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, a presidente do CDS/PP salientou os “bons resultados, numa população, nomeadamente ao nível das crianças e das grávidas, servida como não tinha acontecido antes, preocupa-nos que haja, pelo menos, uma inação para não falar de uma intenção velada de não dar seguimento e não alargar o programa, o que é mau, porque sendo o programa bom deveríamos estar a falar do seu alargamento”.

Assunção Cristas lamentou ainda os atrasos recorrentes de pagamento do cheque-dentistas e defendeu a criação da carreira de médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde. O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, lembrou que a criação da carreira de médicos dentistas já foi aprovada pelo Ministério da Saúde no ano passado e aguarda aprovação final do Ministério das Finanças.

685px-20180123-173852-omd-cds-reuniao-0001.jpg
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, e a presidente do CDS/PP, Assunção Cristas. A reunião realizou-se na delegação da OMD, em Lisboa.

685px-20180123-181320-omd-cds-reuniao-0021.jpg
Da esquerda para a direita, Maria Pia Bonneville, assessora para os assuntos da saúde e vogal do Conselho Nacional do CDS-PP, Inês Montargil, médica dentista membro do Conselho Diretivo da OMD, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, e Assunção Cristas, presidente do CDS/PP.

685px-20180123-185725-omd-cds-reuniao-0035.jpg
Da esquerda para a direita, Inês Montargil, médica dentista membro do Conselho Diretivo da OMD, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, e Assunção Cristas, presidente do CDS/PP, e Ana Rita Bessa, deputada e vogal do Comissão Executiva do CDS/PP.