O Infarmed lançou recentemente um novo portal de sensibilização sobre as reações adversas de medicamentos (RAM), que permite aos profissionais de saúde e utentes comunicarem ao organismo público suspeitas de reações adversas a medicamentos, contribuindo para a monitorização contínua da segurança e a avaliação do benefício/risco dos medicamentos.

Em simultâneo, o Infarmed promoveu em Portugal uma campanha europeia sobre reações adversas a medicamentos.

Podem existir reações adversas, por exemplo, raras ou de aparecimento tardio, que não são detetadas durante a fase experimental do medicamento. Estas reações adversas poderão ser identificadas através da notificação espontânea com a utilização mais alargada do medicamento.

Se um utente suspeitar de uma reação adversa devido à utilização de um ou mais medicamentos, deve procurar aconselhamento junto de um médico, médico dentista, farmacêutico ou outro profissional de saúde, para tratamento da situação. Habitualmente existem dúvidas se uma reação adversa é devida, ou não, a um medicamento. Mesmo que se trate apenas de uma suspeita, os profissionais de saúde e/ou utentes devem comunicar essa informação ao Infarmed.

Consulte o Portal de Notificação de Reações Adversas.