No Congresso Mundial Anual 2017, a FDI aprovou a declaração de políticas “Sustentabilidade na Medicina Dentária”, que diz respeito não só aos profissionais da saúde oral, mas também a vários intervenientes, como governos nacionais, comunidades científicas, docentes, fabricantes, distribuidores, técnicos de equipamento dentário e empresas de recolha e processamento de resíduos, entre outros.

“O conceito de desenvolvimento sustentável é baseado em três pilares principais: o ambiente, a economia e a sociedade. A promoção de bons hábitos de saúde oral, em conjunto com o acesso universal a cuidados de saúde, contribui significativamente para o bem-estar das populações em todo o mundo, podendo ainda colaborar na consecução das metas ambientais e no fomento de uma vida saudável e produtiva, numa perspetiva inclusiva”, lê-se na declaração.

O documento indica os princípios e política a adotar para alcançar os mais altos padrões de qualidade e segurança para uma boa saúde oral. Apresenta igualmente três definições: desenvolvimento sustentável, economia verde e sustentabilidade.

Consulte a declaração de políticas “Sustentabilidade na Medicina Dentária“.