O Conselho Europeu de Médicos Dentistas adotou a “Digital Health Society Declaration”, que foi oficialmente apresentada e subscrita durante a conferência eHealth, que decorreu em Tallinn, Estónia, entre 16 e 18 de outubro. O documento servirá de suporte às recomendações do Conselho da União Europeia, que serão apresentadas em dezembro.

A declaração sugere um conjunto de ações a desenvolver para alcançar uma estratégia direcionada para a saúde na sociedade digital e para a sociedade na saúde digital. O texto incorpora os contributos de todas as partes interessadas no desenvolvimento de uma saúde digital, que partilham a mesma visão, desde cidadãos a pacientes, passando por profissionais de saúde, gestores de serviços de saúde, decisores políticos, entre outros.

As organizações que subscreveram este documento vão formar um grupo permanente multissetorial, que estará aberto a novos membros e terá como função colaborar com os Estados membros e Comissão Europeia no sentido de:

  • Iniciar e coordenar o grupo de trabalho Sociedade de Saúde Digital na Europa para os desafios principais desta matéria;
  • Gerar e promover ações e projetos pan-europeus, alcançando compromissos das várias partes para alcançar progressos tangíveis nos desafios assumidos;
  • Encorajar a cooperação voluntária dos Estados membros na implementação de inovações digitais a uma escala europeia;
  • Monitorizar e medir o impacto dessas ações e compromissos e os progressos tangíveis da digitalização dos sistemas de saúde em toda a Europa.

A Estónia assumiu a presidência rotativa do Conselho Europeu em julho e o seu mandato, que termina em dezembro, tem dado especial atenção à sociedade digital e à livre circulação de dados na União Europeia. A declaração está disponível para consulta no site da ECHAlliance (site externo).