O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, inaugurou a Expodentária Portugal. O evento decorreu em Lisboa, no Altice Arena, a 17 de novembro de 2017.

Acompanhado do bastonário, Orlando Monteiro da Silva, da presidente da Comissão Organizadora, Ana Cristina Mano Azul, e do coordenador da Expodentária, Pedro Pires.

Manuel Caldeira Cabral mostrou-se vivamente impressionado com a magnitude do congresso da Exposição e com a dinâmica da Ordem introduzida no espaço do Altice Arena.

Ao ministro da economia, a OMD dez chegar algumas estatísticas sobre o setor:

  • A OMD tem atualmente 9815 membros ativos, e, de acordo com a ERS, existem mais de 5500 clínicas dentárias registadas em Portugal;
  • Os médicos dentistas trabalham com outros profissionais, nomeadamente assistentes dentários, rececionistas, higienistas orais, entre outros, sendo responsáveis por 25 a 30 mil empregos diretos. Indiretamente têm também um grande impacto em termos de empregabilidade para o setor da saúde, ao trabalharem com técnicos de prótese dentária, indústria de materiais e equipamentos, tratamento de resíduos e outras vertentes.

O bastonário OMD realçou a importância desta visita: “enalteço a atenção do ministro da Economia com a realidade comercial da medicina dentária não apenas em termos do Congresso em si, mas, em particular com toda a indústria de equipamento, dispositivos materiais e equipamentos, medicamentos e fármacos que constitui uma vertente fundamental do setor.”

O médico dentista Pedro Pires, na qualidade de coordenador de a Expodentária, salientou que “agora que terminou mais uma edição do congresso anual da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e da sua Expodentária, quero em primeiro lugar agradecer aos patrocinadores e aos expositores presentes. A edição deste ano foi a maior de sempre em número se stands presentes e também no número de visitantes nos três dias do congresso.”

Acrescentou que “a OMD sabe que só trabalhando em conjunto com as empresas pode ter este enorme sucesso. Também é bom sentir que as empresas são parceiros privilegiados na organização destes eventos. A oportunidade de reunir tantas empresas com médicos dentistas, estudantes e com assistentes de consultório, aproveitando para dar a conhecer novidades do sector e novas tecnologias, é um momento de grande importância para todos.”, reforçou.

“Esperamos que todas estas empresas que estiveram connosco em 2017, também possam estar presentes em 2018, na Exponor, em Matosinhos. E que a todas estas se possam juntar outras empresas e outras “marcas”, que este ano ficaram fora da nossa Expodentária”.

Na sessão de abertura do congresso, o bastonário, Orlando Monteiro da Silva, lembraria mais tarde: “tivemos aqui connosco, há pouco, o Senhor Ministro da Economia a inaugurar oficialmente esta grande montra de equipamentos, dispositivos e novas tecnologias que é a Expodentária Portugal. Desde já, deixem-me felicitar o coordenador da mesma e sua equipa, o colega Pedro Pires, vice-presidente do Conselho Diretivo.”


Da esquerda para a direita, Pedro Pires, coordenador da Expodentária Portugal, Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, e Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.


O ministro da Economia teve oportunidade de inaugurar a Expodentária Portugal com diversos representantes da Ordem dos Médicos Dentistas, da profissão ao nível internacional e da indústria, nacional e internacional.


Ministro da Economia dialogou com alguns expositores.


Ministro da Economia dialogou com alguns expositores.