Entrada > Notícias > 2017 > Novembro > OMD entregou diplomas de especialidade

OMD entregou diplomas de especialidade

Publicado em 2017-12-04 20:40
O reconhecimento nacional e internacional que este processo teve, lembrou o bastonário, "com várias ordens profissionais a implementar idêntica metodologia, bem como até a nível internacional, reconhecendo-se que 'o processo especial de implementação de especialidades pela Ordem é um exemplo e deve ser seguido', enchem-nos de orgulho a todos"
OMD entregou diplomas de especialidade

Mais de 250 médicos dentistas receberam o título de especialidade em ortodontia, ou cirurgia oral, ou periodontologia ou odontopediatria, atribuído pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) numa cerimónia que decorreu no recinto da Altice Arena a 18 de novembro de 2017.

Os diplomas de ortodontia foram atribuídos ao abrigo do processo anual de candidatura. Os diplomas das restantes especialidades foram atribuídos ao abrigo do processo especial de candidaturas às especialidades desenvolvido pela OMD.

Numa cerimónia bastante participada, que encheu um auditório de 900 lugares, os médicos dentistas fizeram-se acompanhar pelos familiares e amigos.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, frisou que "a experiência de outras realidades do mundo, onde há especialidades credivelmente implementadas é de melhoria da qualidade de prestação de serviços, da formação contínua, da qualificação dos profissionais, do aumento generalizado da procura de cuidados de medicina dentária e da literacia da população, que a todos, profissionais e público em geral beneficia."

Sendo assim, como visto, sendo competência exclusiva da OMD em Portugal a atribuição do título de médico dentista e de médico dentista especialista, o bastonário elencou quatro notas fundamentais:

1) As competências do médico dentista definidas fundamentalmente no seu Estatuto e Diretivas da União Europeia não são de forma alguma afetadas pela criação de áreas de especialidade por parte da OMD.

2) As especialidades criadas pela OMD, não constituem assim profissões ou sub-profissões, nem têm atos próprios exclusivos.

3) O médico dentista generalista pode praticar todos os atos contidos na definição funcional da profissão e o médico dentista especialista não detém a reserva de exclusividade da prática de atos principais da especialidade.

4) Aos médicos dentistas a quem a Ordem atribui o título de especialista em determinada área é reconhecida publicamente a formação e capacidade específica em termos profissionais na respetiva área de especialidade bem como o uso do respetivo título.

O reconhecimento nacional e internacional que este processo teve, lembrou o bastonário, "com várias ordens profissionais a implementar idêntica metodologia, bem como até a nível internacional, reconhecendo-se que 'o processo especial de implementação de especialidades pela Ordem é um exemplo e deve ser seguido', enchem-nos de orgulho a todos". Consulte o discurso na integra (pdf).

O presidente da Direção do Colégio de Ortodontia, Luís Jardim, entregou os diplomas ao médicos dentistas especialistas em ortodontia, tendo frisado que "a criação de especialidades médico-dentárias e a atribuição de títulos de especialista em 3 novas áreas de especialidade constitui um marco histórico para a medicina dentária nacional que deve ser motivo de orgulho para todos os médicos dentistas, especialistas ou não especialistas." Consulte o discurso na integra (pdf).

Ricardo Faria e Almeida, membro do Conselho Diretivo, realçou que "foi sem dúvida um processo muito complexo e trabalhoso, que durou seis anos, que envolveu o Conselho Diretivo da OMD e os colegas, através das duas consultas públicas, e que sendo um processo de transição poderá sempre merecer um ou outro reparo, inevitáveis diria, mas, no entanto, creio que no seu todo foi um processo de sucesso, inclusivo e que nos deixa contentes e com a sensação do dever cumprido." Consulte o discurso na integra (pdf).

Os diplomas de título de especialista em cirurgia oral foram entregues pelo bastonário e pelos três médicos dentistas detentores do título de especialidade desde 1999. Os diplomas das especialidades de odontopediatria e periodontologia foram entregues pelos presidentes dos órgãos sociais da OMD.

A fotogaleria do congresso está disponível num álbum Facebook.

 


Exemplo de diploma.


Auditório de 900 lugares onde decorreu a entrega dos diplomas.


Mesa composta, esquerda para a direita, Luís Jardim, presidente da Direção do Colégio de Ortodontia da OMD, Ana Cristina Mano Azul, presidente da Comissão Organizadora do 26º Congresso da OMD, Paulo Ribeiro de Melo, presidente do Conselho Geral, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, João Caramês, presidente da Mesa da Assembleia Geral, e Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina.


Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.


Luís Jardim, presidente da Direção do Colégio de Ortodontia da Ordem dos Médicos Dentistas.


Ricardo Faria e Almeida, presidente da Comissão Científica da Ordem dos Médicos Dentistas.


Em 1999, a OMD atribuiu o título de especialidade em cirurgia oral a quatro médicos dentistas. Esses diplomas foram entregues na cerimónia. À direita, os filhos de João F. C. Carvalho, que receberam o diploma a título póstumo. À esquerda, António Felino, Germano Rocha e Jerónimo Fernandes.


Intervenção de António Felino.