A norte-americana Kathryn Kell ganhou as eleições para presidente eleita a 24 de setembro de 2015, no congresso mundial anual da FDI em Bangkok, Tailândia. Esta semana, no dia de arranque de mais uma edição do evento, a 29 de agosto, em Madrid, assumiu a presidência da FDI, substituindo o francês, Patrick Hescot.

Kathryn Kell vai liderar a FDI nos próximos dois anos. É médica dentista no Iowa, EUA, foi membro da American Dental Association (ADA) de 2004 a 2008, presidiu a Iowa Dental Association e, nos últimos 17 anos, desempenhou papéis de liderança na Federação Dentária Internacional, nomeadamente o cargo de tesoureiro.

Na sessão de boas-vindas do congresso da FDI, no Palácio Municipal de Congressos de Madrid, Patrick Hescot passou o testemunho a Kathryn Kell. Uma cerimónia em que estiveram presentes vários representantes da saúde, além dos dirigentes da FDI, nomeadamente Óscar Castro Reino, presidente da Associação Dentária Espanhola, Manuel Molina Muñoz, do Ministério da Saúde de Madrid, Dolors Montserrat, do Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade de Espanha e diversos órgãos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas. O bastonário da OMD congratulou a nova presidente e saudou o presidente cessante.

Hoje, 31 de agosto, decorreram as eleições para o próximo presidente eleito, que sucederá a Kathryn Kell. O presidente da Assembleia-Geral da FDI, Gerhard Seeberger foi o eleito com 80% dos votos, enquanto o outro candidato, Jaime Edelson, recolheu 20% das votações.

685px-presidentes-fdi.jpg
O francês Patrick Hescot, até agora presidente da Federação Dentária Internacional, é subsituído pela norte-americana Kathryn Kell.

685px-equipa-omd-fdi.jpg
Delegação portuguesa no Congresso da Federação Dentária Internacional, realizado em Madrid.

685px-20111012-ada-lasvegas-012-webimg800px.jpg
Imagem de arquivo com Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, com Kathryn Kell, atual presidente da Federação Dentária Internacional (FDI), e Jean-Luc Eiselé, ex-diretor executivo da FDI.

685px-gerhard-seeberger-20170831.jpg
Gerhard Seeberger, presidente eleito da FDI que sucederá, dentro de dois anos, a Kathryn Kell.