A situação política e social do país, as especificidades das profissões liberais e o papel das respetivas associações públicas foram os temas em destaque na reunião, que decorreu na Ordem dos Engenheiros, na passada terça-feira, 27 de junho, em Lisboa.

Jerónimo de Sousa partilhou a sua visão sobre o momento político do País. O Secretário-Geral do PCP quis ouvir o feedback das ordens sobre o processo de adaptação dos estatutos à lei-quadro nº2/2013, de 10 de janeiro. Cada representante fez o ponto da situação sobre esta matéria e expôs as suas questões e comentários. Dada a composição do CNOP, com 16 ordens profissionais de setores distintos da sociedade, foram ainda discutidos assuntos relacionados com as várias áreas, como a saúde, a engenharia, entre outras.

A reunião insere-se no ciclo de encontros que tem sido promovido nos últimos meses com os líderes dos partidos políticos representados na Assembleia da República.

A Ordem dos Médicos Dentistas esteve representada por Orlando Monteiro da Silva, bastonário e presidente do CNOP; Artur Lima, representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo (CD); Inês Montargil, membro do CD, e Filipa Carvalho Marques, diretora do departamento Jurídico da OMD e presidente da Comissão Executiva do CNOP.

Estiveram também presentes o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid; e os representantes da Ordem dos Advogados, Pedro Cabeça; da Ordem dos Arquitetos, Daniel Fortuna do Couto; da Ordem dos Biólogos, José Pereira de Matos; da Ordem dos Economistas, Rui Martinho e Pedro Meireles; da Ordem dos Enfermeiros, Luís Barreira; da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires e Carlos Loureiro; da Ordem dos Farmacêuticos, Carla Torre; da Ordem dos Médicos, Alexandre V. Lourenço; da Ordem dos Notários, João Galvão; da Ordem dos Nutricionistas, Nair Mota; da Ordem dos Psicólogos, Teresa Lobato Faria; da Ordem Solicitadores e Agentes de Execução, José Carlos Resende e Edite Gaspar; e da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, Azevedo Rodrigues.

685px-20170627-jeronimo-sousa-cnop-008.jpg
Representantes das ordens profissionais com Jerónimo de Sousa.

685px-20170627-jeronimo-sousa-cnop-013.jpg
Jerónimo de Sousa.

685px-20170627-jeronimo-sousa-cnop-001.jpg