“A crescente consciencialização universal de que não há saúde geral sem saúde oral confere ao médico dentista do século XXI um papel central na liderança de equipas, no desenvolvimento de estratégias de prevenção da doença e na promoção da literacia para a saúde oral junto das comunidades.”, afirma o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas em entrevista à publicação Hospital do Futuro.

“O documento FDI Vision 2020, elaborado quando fui presidente da Federação Dentária Internacional (FDI), define com precisão o perfil do médico dentista da atualidade, um profissional cuja experiência e conhecimento contribuem ativamente para a prevenção, diagnóstico precoce, rastreio e acompanhamento das DNT (Doenças Não Transmissíveis).”, destaca Orlando Monteiro da Silva.

“O desenvolvimento tecnológico e científico têm contribuído para que estes profissionais assumam a liderança no rastreio e vigilância da saúde. Os médicos dentistas estão numa posição privilegiada para sensibilizar a população para os fatores de risco, promover cuidados preventivos e fazer o rastreio de doenças, como a cardiovascular ou a diabetes.”, acrescenta.

Consulte a entrevista ao Hospital do Futuro na integra (pdf) ou no site original (link externo).