Médicos dentistas a exercer na região estiveram presentes na sessão de abertura do encontro. Reunião decorre na Horta até amanhã, sábado, e conta com a participação de cerca de 60 profissionais que vão debater ideias e partilhar conhecimentos.

Artur Lima, representante dos Açores no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, marcou presença no primeiro dia da IX Reunião de Saúde Oral dos Açores, que arrancou ontem, 1 de junho, na Sociedade Amor da Pátria, na Horta. Na sessão solene de abertura do evento, o responsável dirigiu-se aos médicos dentistas “que trabalham e prestam excelentes cuidados de saúde oral nos centros de saúde”.

Na sua intervenção abordou o tema da carreira no SNS/ SRS, uma medida que estes profissionais “muito legitimamente anseiam”, assegurando que “contarão sempre com o apoio da OMD”. Artur Lima lembrou que o que move estes profissionais “não é uma carreira, são os pacientes e isso é de uma nobreza digna de registo e que muito dignifica a medicina dentária”. “A sua humildade e abnegação na prestação de cuidados a quem não tem meios para ir à privada deve ser um motivo de orgulho para todos nós como classe e um exemplo para o país”, defendeu.

Artur Lima mencionou, ainda, a questão dos reembolsos e considerou que “é preciso melhorar substancialmente este processo”. Por outro lado, alertou para a ausência de médicos dentistas nos hospitais da região e lembrou que “nada obriga a haver uma carreira médica para se contratar médicos dentistas para os hospitais”. “É preciso apenas vontade política e a OMD estará atenta ao assunto”, afirmou.

Helena Reis, presidente do Conselho de Administração da USIF, referiu os avanços registados na região em termos de saúde oral, para os quais contribuiu o Programa de Saúde Oral.

Na abertura da reunião, bienal, que este ano é organizada pela Unidade de Saúde da Ilha do Faial (USIF), participaram vários médicos dentistas que estão a exercer nos centros de saúde da região e alguns em clínica privada. Também o Diretor Regional da Juventude, José Leonardo, o Diretor Regional das Pescas, Lúcio Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, Filipe Porteiro, presidente do Conselho de Administração do Hospital da Horta, João Morais, estiveram presentes na cerimónia.

Este ano, a IX Reunião de Saúde Oral dos Açores é organizada pela Unidade de Saúde da Ilha do Faial e a presidente da comissão organizadora é Catarina Fraga.

Abrir vídeo da RTP Açores sobre a IX Reunião de Saúde Oral dos Açores (1 junho 2017)