As primeiras unidades da fase II do projeto-piloto começam a trabalhar até 30 de setembro e as restantes até 31 de dezembro, revelou o Ministério da Saúde, em declarações ao Jornal de Notícias.

O alargamento da experiência a todo o país vai levar consultas de saúde oral a mais de meia centena de centros de saúde, o que vai permitir realizar 100 mil consultas por ano, segundo previsões do Governo.

Com este alargamento, serão contratados 50 gabinetes, constituídos por equipas compostas por médico dentista e assistente dentário, que apresentaram a candidatura ao concurso que arrancou em março. De acordo com o Correio da Manhã (pdf), que ontem teve acesso à lista de colocações, cedida pelo Ministério da Saúde, serão contratados 59 médicos dentistas. Destes, 47 vão integrar unidades de saúde das regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo. O centro terá seis profissionais, o Alentejo três e o Algarve outros três.

À segunda fase do procedimento de contratação de serviços de medicina dentária candidataram-se 187 equipas de saúde oral. “Cerca de metade foram a título individual”, frisou Orlando Monteiro da Silva. O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas relembrou, em declarações ao Jornal de Notícias (pdf), que a carreira de médico dentista no SNS é inexistente e apontou o caso das regiões autónomas, em que os profissionais exercem nos hospitais e centros de saúde com contratos individuais de trabalho ou a prazo.

Face à recente criação de um grupo de trabalho, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, para avaliar a integração destes profissionais nos cuidados de saúde primários, Orlando Monteiro da Silva considerou que se trata de “mais um passo numa longa caminhada, que é muito importante para a Ordem e para a população”.

Oito meses depois do início do projeto-piloto, que contemplou 13 unidades de saúde do sul do país, o Ministério explicou ao JN que, após um período de adaptação, só recentemente estes consultórios atingiram “a produtividade desejada”. Até à data foram realizadas 13.218 consultas e efetuados quase 27 mil tratamentos dentários, em 4432 pacientes. Cabe ao médico de família fazer a referenciação do utente, que terá como encargo o pagamento a taxa moderadora.

Adicionalmente, consulte a reportagem da RTP1 (YouTube) e CMTV (YouTube) sobre este assunto.

20170610-md-centros-saude-jn.png

20170611-md-centros-saude-cm.png

Reportagem originalmente transmitida na CMTV a 10 de junho de 2017.

Reportagem transmitida na RTP1 a 10 de junho de 2017.