O número foi avançado durante o 2º Encontro Nacional de Medicina Dentária no SNS, que decorreu em Lisboa, a 19 de maio. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que presidiu a sessão, revelou que o concurso lançado pelo Ministério da Saúde para inserção da medicina dentária nos cuidados primários em 50 centros de saúde das cinco regiões do país recebeu 187 candidaturas. “Cerca de metade das propostas vieram de médicos dentistas a título individual”, notou Fernando Araújo, em declarações à comunicação social.

O responsável anunciou, também, a publicação em Diário da República do despacho que cria o grupo de trabalho que vai estudar o enquadramento da atividade do médico dentista no setor público.

Durante o encontro, o secretário de Estado explicou que “o serviço público está empenhado em trazer a saúde oral para o centro de cuidados individuais, para o centro das equipas de saúde familiar e para o centro da sociedade”. O grupo de trabalho entrou em vigor na segunda-feira, 22 de maio, e funciona na dependência do gabinete de Fernando Araújo.

O bastonário da OMD esteve presente no evento e mostrou-se disponível para “continuar a trabalhar conjuntamente” com o Governo para “melhorar as condições desta segunda fase da experiência-piloto, a vários níveis”.

Satisfeito com a criação do grupo de trabalho, Orlando Monteiro da Silva salientou que é importante definir “de forma adequada” e estável a integração dos profissionais, não só daqueles que estão nos projetos-piloto, mas também dos que já trabalham nos centros de saúde, na carreira da administração pública.

O grupo de trabalho é coordenado por um representante da Administração Central do Sistema de Saúde e vai integrar um representante da Ordem dos Médicos Dentistas, outro da Direção-Geral de Saúde e outro da Coordenação Nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde, na área dos cuidados de saúde primários. A equipa terá a missão de “proceder à definição do conteúdo funcional da atividade de médico dentista no que atenda à especificidade do serviço em contexto de vínculo de emprego público, e à ponderação sobre a forma de integração destes profissionais em carreira da Administração Pública”.

Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, e secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, no 2º Encontro Nacional de Medicina Dentária no SNS.

Medicina dentária no SNS em debate

No 2º Encontro Nacional de Medicina Dentária no SNS, a promoção da saúde oral nos cuidados primários e a inserção dos médicos dentistas nos centros de saúde foram os temas em destaque.

José Frias Bulhosa, médico dentista e presidente da Comissão Organizadora do evento, explicou que se concluiu que é necessário criar uma associação que possa representar especificamente os interesses e vontades destes profissionais.

O 3º Encontro Nacional de Medicina Dentária no SNS está agendado para maio do próximo ano e será realizado em Castelo Branco.

Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, presidiu a mesa de abertura do encontro.

Orlando Monteiro da Silva mostrou-se satisfeito com a criação do grupo de trabalho para analisar o enquadramento da atividade do médico dentista no SNS.

Grupo de trabalho para a saúde oral em destaque na newsletter do SNS

A constituição da equipa que vai estudar a criação da carreira de médico dentista no Serviço Nacional de Saúde é um dos assuntos em destaque na Newsletter Portal SNS.

A notícia, que disponibilizamos na íntegra, refere que o “Ministério da Saúde considera que é necessário enquadrar estes profissionais de saúde oral no SNS e admite criar uma carreira que integre e regulamente a atividade de médico dentista”. E acrescenta que “o XXI Governo Constitucional, no seu Programa para a Saúde, estabelece como prioridade expandir e melhorar a capacidade da rede dos cuidados de saúde primários, através da ampliação da cobertura do SNS na área da saúde oral”.