A ARS Norte emitiu hoje um comunicado em que, no “âmbito do Programa de Saúde Oral levado a efeito pela atual equipa do Ministério da Saúde e no cumprimento do estipulado e assumido pelas partes (Administração Regional de Saúde do Norte e prestadores)”, esclarece o seguinte:

“1. O pagamento da faturação vencida aos prestadores de saúde oral por parte desta ARS já foi praticamente todo concluído;

2. Pela falta de documentos indispensáveis, não entregues pelos prestadores (certidões de não dívida aos Ministérios das Finanças e Segurança Social) e entretanto rececionados, apenas hoje vai ser possível efetuar a liquidação do valor remanescente.”

Nas últimas semanas, a Ordem dos Médicos Dentistas recebeu queixas de médicos dentistas, que não recebiam a retribuição dos cheques-dentista, desde o final do ano passado, estimando-se que a dívida ultrapassaria os 2 milhões de euros.

Em declarações hoje de manhã à TVI, o bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, pedia para que fosse definida “uma data muito próxima para regularizar os pagamentos”. O comunicado da ARS Norte vem de encontro às solicitações da OMD, que tem vindo a alertar para o impacto desta situação no PNPSO e no dia-a-dia das clínicas e consultórios.