Para o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), “a notícia da constituição de um grupo de trabalho para a integração da medicina dentária no SNS vem na sequência da promessa do Governo, assumida pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, no Dia Mundial da Saúde Oral, a 20 de março de 2017, de criação de uma carreira de medicina dentária no SNS”.

Fernando Araújo anunciou esta semana, ao site Saúde Oral, que vai constituir um grupo de trabalho para “avaliar a criação de uma futura carreira de médico dentista no Serviço Nacional de Saúde”. O responsável adiantou que está a ser preparado um despacho para a criação desta equipa. Uma medida que a OMD “considera positiva”, “registando com agrado a celeridade deste processo”.

Ainda em declarações à Saúde Oral, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde explicou que “pretende-se estabelecer as bases técnico-científicas e jurídicas para a criação de algo inovador e que definitivamente consagre os médicos dentistas como profissionais de elevado valor no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente no âmbito das equipas de saúde familiar, nos Cuidados de Saúde Primários, o que permitirá seguramente contribuir para a diferenciação e para a melhoria da qualidade na prestação de cuidados de saúde oral aos cidadãos, bem como aumentar a segurança e estabilidade dos profissionais e das equipas onde se encontram inseridos”.

Fernando Araújo esclareceu que este grupo representa “uma nova etapa, num processo planeado e já publicamente assumido pelo Ministério da Saúde”, que surge após as primeiras 13 experiências-piloto, no ano passado, e o seu alargamento, este ano, “a cerca de cinquenta unidades saúde integradas em agrupamentos de centros de saúde das cinco regiões do País”.

Orlando Monteiro da Silva esclarece que, “na altura própria, conhecido na íntegra o seu conteúdo, analisaremos a forma como irá ser constituído o grupo de trabalho e a forma como levará a cabo a tarefa de criação da carreira da classe”. Em declarações à TSF, afirma que “ao fim de 40 anos, talvez seja este o grande passo que se está a dar no Serviço Nacional de Saúde: inserir a medicina dentária para atendimento da população”.