O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) esteve em destaque no 34º Encontro de Nacional Medicina Geral e Familiar (MGF). No primeiro dia do evento falou-se de saúde oral no curso “A patologia oral na consulta de MGF”.

O workshop, que decorreu a 16 de março de 2017, foi ministrado pelos médicos dentistas José Frias Bulhosa (membro do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD), Sofia Arantes e Oliveira (membro do Conselho Diretivo da OMD) e Filipe Freitas (membro da Mesa da Assembleia Geral).

A sessão permitiu aos participantes atualizar os seus conhecimentos sobre saúde oral, para que nas consultas promovam uma literacia para a importância destes cuidados. A medicina geral e familiar tem um papel essencial na identificação de casos que devem ser encaminhados para o médico dentista, através da emissão de um cheque-dentista.

Por isso, o curso incidiu na capacitação dos profissionais para uma orientação preventiva dos utentes e para uma abordagem multidisciplinar, que permita intervir em fatores de risco modificáveis, como os comportamentos relacionados com a dieta e nutrição, o consumo de álcool e tabaco, bem como incentivar a implementação de uma higiene oral diária eficaz e a vigilância periódica.

No curso foram discutidos vários casos clínicos para que os médicos de MGF estejam capacitados para uma mais correta sinalização e encaminhamento de patologia dos tecidos moles, com particular atenção para a prevenção do cancro oral e seu diagnóstico precoce.

O Encontro Nacional de MGF está a decorrer até sábado, 18 de março, no Centro de Congressos do Estoril (consulte programa – pdf). Sob o tema “Acolher o Futuro”, o evento volta a incluir no seu programa uma série de workshops sobre as mais diversas áreas da medicina.

685px-20170316-1314-encontro-apmdf-estoril-005.jpg
Da esquerda para a direita, o workshop foi ministrado pelos médicos dentistas José Frias Bulhosa (membro do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD), Sofia Arantes e Oliveira (membro do Conselho Diretivo da OMD) e Filipe Freitas (membro da Mesa da Assembleia Geral).

685px-20170316-encontro-apmdf-estoril-0.jpg

685px-20170316-encontro-apmdf-estoril-1.jpg