A medicina dentária está em destaque na última edição da newsletter “Cuidados de saúde primários”, publicada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

“A medicina dentária registou, nos últimos anos, um grande desenvolvimento tecnológico e científico. A programação científica dos congressos da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e dos cursos ministrados pelo Centro de Formação Contínua da Ordem acompanharam e, posso dizer, muitas das vezes anteciparam, esse salto que vivemos nas últimas décadas.”, explicou numa entrevista Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

A saúde oral em Portugal depende de um conjunto de fatores que são transversais à saúde em
geral. “Talvez o primeiro seja, e digo-o com mágoa, mostrar que ainda se vive um preconceito primário no nosso país. Parece que a boca dos portugueses vive fora do seu corpo. Felizmente, as coisas estão a mudar. Mas ainda encontro muitas pessoas, algumas delas com responsabilidades, que acham que a saúde oral é algo à parte, até um luxo.”, acentua o bastonário.

Para futuro, em Portugal, “há necessidades curativas de enorme dimensão, como aliás todos temos conhecimento. A acessibilidade de grande parte da nossa população a cuidados básicos de saúde oral é a questão que a OMD elege como a grande questão; a que mais nos mobiliza. Não há um só caminho. O que precisamos e defendemos soluções pragmáticas que permitam que todos os portugueses tenham acesso a cuidados de medicina dentária.”, conclui.

Consulte e entrevista com Orlando Monteiro da Silva na integra (pdf).