As associações públicas profissionais da saúde realizam no início do próximo mês o debate “O futuro do financiamento da Saúde em Portugal”.

A reunião terá como mote a discussão pública da criação de uma Lei de Programação da Saúde e contará com a presença de Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde, na sessão de abertura.

O evento é organizado pelas ordens profissionais dos Biólogos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Médicos, Médicos Dentistas, Médicos Veterinários, Nutricionistas e Psicólogos, que vão deixar o seu contributo através de vários vídeos que serão emitidos no arranque da conferência.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, aproveitará o debate para reforçar junto do poder político a necessidade de proporcionar a toda a população o acesso a serviços de medicina dentária nos cuidados de saúde primários e nos hospitais do SNS, entre outras medidas.

350px-encontro-ordens-saude-programa-v2.png

O evento terá início às 14h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Consulte o programa do encontro (pdf).

O debate surge na sequência da reunião das ordens profissionais da saúde com o Presidente da República, que aconteceu em dezembro do ano passado e em que foram apresentadas as inquietações comuns em relação à iminente incapacidade do SNS em prestar o nível necessário de cuidados à população.

Nesse encontro, Orlando Monteiro da Silva transmitiu algumas das preocupações que afetam a medicina dentária, nomeadamente a acessibilidade dos portugueses à saúde oral e a formação excessiva de médicos dentistas.

Marcelo Rebelo de Sousa encerrará o debate sobre o futuro do financiamento da Saúde no país.

Para efetivar a sua inscrição deverá descarregar e preencher o formulário de inscrição (doc) e enviar para endereço [email protected].