“Como anda a saúde oral dos portugueses?” A pergunta lançada pelo jornalista Luís Castro foi o ponto de partida para uma conversa, em que estiveram participaram Sofia Arantes e Oliveira, membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, em representação da Ordem, Fátima Duarte, presidente da Associação Portuguesa de Higienistas Orais, e Marta Marques Silva, médica dentista na representante da associação Mundo a Sorrir.

A literacia e consciencialização da população para a importância dos cuidados de saúde oral, a prevenção, a criação de hábitos e a implementação de rotinas básicas diárias para uma boa higiene oral, bem como o projeto-piloto do Governo de inserção de médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde foram alguns dos temas abordados.

Numa das suas intervenções, a médica dentista Sofia Arantes e Oliveira lembrou que não há saúde geral sem saúde oral e que o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral tem tido resultados positivos, em particular nas crianças. “Desde 2009 até 2012, a percentagem de crianças com 6 anos que têm cárie decresceu em 27%”, constatou.

Assista ao vídeo com as intervenções da representante da OMD no programa Sociedade Civil, de 4 de janeiro: