Calheta, Câmara de Lobos, Machico e São Vicente vão juntar-se aos centros de saúde do Bom Jesus (no Funchal), Porto Santo e Porto Moniz e integrar a rede de unidades com consultas de medicina dentária. O programa de saúde oral da Madeira será ainda alargado aos idosos com mais de 65 anos, que atualmente apenas dispõem desta valência no Centro de Saúde do Bom Jesus.

Estas medidas foram anunciadas na passada quarta-feira, 25 de janeiro, pelo Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, durante uma visita à Escola Básica com Pré-Escolar do Estreito de Câmara de Lobos. Em declarações à imprensa, o responsável referiu que, ao nível da prevenção, o “Madeira a Sorrir” envolve 2.300 crianças do 1º Ciclo e que a meta consiste em chegar às seis mil.

O Governo Regional da Madeira mantém o compromisso de aumentar a capacidade instalada e de descentralizar o programa. Pedro Ramos explicou que o “Madeira a Sorrir” vai continuar e que há a intenção de “melhorar e otimizar o funcionamento e operacionalidade do programa”. O titular da pasta acrescentou que, no último ano, realizaram-se na região cerca de “23.000 consultas” de medicina dentária.

Perante as novidades apresentadas, o representante da Madeira no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, Gil Fernandes Alves, destacou a importância do programa ser alargados aos utentes com mais de 65 anos, uma vez que se trata de uma faixa da população “que tem muitas perdas dentárias e inclusive alguns desdentados totais”. “Esta medida vem ao encontro daquilo que é defendido pelos médicos dentistas e pela OMD, para que haja um apoio mais significativo não só no tratamento, mas também na reabilitação oral”. Ouvir declarações à rádio PEF – Posto Emissor do Funchal (mp3).

Na próxima semana, os representantes da Ordem dos Médicos Dentistas reúnem com o Secretário Regional da Saúde. Um dos temas a abordar será a implementação do programa de intervenção precoce contra o cancro oral na Madeira.